Governo prevê crescimento económico de 4,7%

1
218

O Governo moçambicano prevê, para este ano, uma taxa de crescimento económico de 4,7%.

O primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, falava, na segunda-feira, 9 de Outubro, em Maputo, durante a abertura da “Décima Terceira Conferência e Décima Quarta Assembleia-Geral Ordinária da Organização das Comissões das Contas Públicas da SADC” e disse que, depois de ter atravessado momentos muito difíceis, em 2015 e 2016, a economia “está a registar sinais de recuperação”.

“No presente ano, a economia do nosso país cresceu a uma média de 3% no primeiro e no segundo trimestres, após ter registado um crescimento de 1,1% no último trimestre de 2016, taxa mais baixa dos últimos anos”, disse Carlos Agostinho do Rosário.

O encontro de Maputo tem como agenda abordar a actual situação económica e financeira de Moçambique e os desafios da gestão das finanças públicas.

O primeiro-ministro afirmou que, tal como a maioria dos países da SADC, em 2015 e 2016, Moçambique ressentiu-se dos impactos da queda dos preços dos principais produtos de exportação no mercado internacional e do efeito do “El Niño”, que se caracterizou pela seca que afectou com maior incidência o sector da agricultura.

Segundo Carlos Agostinho do Rosário, a economia do país sofreu também os efeitos negativos da suspensão do apoio ao Orçamento do Estado pelos parceiros de cooperação, numa altura em que a despesa na economia superava largamente a produção interna.

“A recuperação da nossa economia é resultado da paz que hoje vivemos, implementação das medidas de políticas fiscal e monetária em curso, aliada ao aumento da produção e produtividade, em particular na agricultura. A nossa economia está a responder positivamente às medidas macro-económicas e de incentivo ao aumento da produção”, afirmou Carlos Agostinho do Rosário e acrescentou que o metical melhorou a sua cotação face ao dólar norte-americano e tem-se mantido estável nos actuais 61,00 meticais, desde Maio do corrente ano, após atingir cerca de 80,00 meticais, em Outubro de 2016.

“Consequentemente, estamos a registar a redução da inflação anual, que passou de cerca de 26%, em Novembro de 2016, para cerca de 14%, em Agosto último”, disse o primeiro-ministro, mas considerou que a inflação ainda permanece elevada, o que desafia o Governo a continuar a implementar medidas com vista a trazê-la para níveis de um dígito e assim contribuir para a redução do custo de vida e melhorar o acesso ao financiamento à economia, em particular para as pequenas e médias empresas, que absorvem cerca de metade da mão-de-obra empregada no mercado de trabalho.

O Governo diz também que houve uma melhoria da Balança de Pagamentos, decorrente da recuperação do preço dos principais produtos de exportação, sobretudo o carvão, o que está a contribuir para o aumento das receitas de exportação.

Segundo o primeiro-ministro, as reservas internacionais líquidas aumentaram substancialmente, passando a cobrir actualmente cerca de seis meses de importação de bens e serviços, excluindo os grandes projectos.

Para o ano de 2018, o Governo prevê que a economia cresça em 5,3% e, a partir de 2019, retome os níveis de crescimento económico de 6% a 7%.

Segundo o Governo, a previsão do nível do crescimento económico para 2018 fundamenta-se nos progressos em curso para alcançar a paz definitiva e no desempenho dos sectores da agricultura, indústria extractiva e transportes e comunicações.

No capítulo da gestão das finanças públicas, o Governo diz que tem ainda muitos problemas por ultrapassar, principalmente o problema estrutural caracterizado pelo facto de as receitas não cobrirem a despesa pública, assim como pela necessidade do contínuo melhoramento das boas práticas de gestão da coisa pública.

“As projecções apontam que, no presente ano de 2017, a despesa pública terá um peso de 33,5% do Produto Interno Bruto e que as receitas irão representar apenas 23,2% do Produto Interno Bruto”, disse o primeiro-ministro.

(Bernardo Álvaro)

1 COMENTÁRIO

  1. 由全球生長因子與胜肽韓國廠商CAREGEN研發,利用美國專利「KP7-4胜肽技術」,獨特滲透配方提供高穩定、高滲透、高效能的胜髮環境,模擬人體生髮機制,目的使頭皮、毛囊恢復健康及作用活性,重啟生髮系統。DR CYJ髮胜肽療程的治療原理為 利用複合活性成分配方恢復毛髮平衡, 根據生態生物工程原理研發, 關鍵胜肽名為KP7-4,結合了七種專利胜肽, 實驗證明能有效模擬「人體胜髮因子」,掌握育髮四關鍵:毛囊強健、減緩異常落髮、強化髮根、供給毛囊血管營養,模擬毛髮循環機制,同時減緩異常落髮及強化髮根。DR.CYJ髮胜肽不含藥性且無副作用,能有效促進增髮

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here