Ministério da Ciência e Tecnologia em reunião sobre produção de estatística e indicadores do Ensino Superior

1
881

O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional encontra-se em reunião, desde segunda-feira até hoje, na Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia de Maluana, no distrito da Manhiça, em Maputo para troca de experiências que vão auxiliar as decisões deste sector sobre a expansão, a rentabilização e a qualidade do Ensino Superior no país.

A expansão e rentabilização do Ensino Superior em Moçambique são considerados elementos fundamentais dos Objectivos do Plano Quinquenal do Governo 2015-2019.

Na abertura da reunião, denominada “Seminário de Estatística e Indicadores do Ensino Superior”, a directora nacional do Ensino Superior, Eugénia Cossa, disse que as estatísticas fiáveis, oportunas e com qualidade constituem um instrumento importante para a gestão e tomada de decisão.

Afirmou que a necessidade de dados estatísticos fiáveis e precisos em tempo oportuno e num formato flexível para acomodar o cálculo de diferentes tipos de indicadores consoante os objectivos traçados em diferentes níveis de tomada de decisões, motiva a continuidade de contactos entre a sua Direcção e os sectores de produção de estatística e indicadores das diferentes instituições do Ensino Superior.

Constituem objectivos da reunião familiarizar os participantes com o funcionamento do Sistema de Gestão de Informação do Ensino Superior, garantir e consolidar as relações funcionais entre o MCTESTP e as instituições do Ensino Superior e os mecanismos de acessibilidade à informação estatística e os respectivos prazos, avaliar e consolidar a recolha de informação sobre a investigação científica nas instituições do Ensino Superior e consolidar o uso da plataforma para recolha de dados estatísticos do Ensino Superior.

Espera-se que, no final desta reunião, todos os participantes estejam mais sensibilizados para a necessidade do fornecimento de dados estatísticos usando o Sistema de Gestão de Informação do Ensino Superior, o que irá contribuir para garantir o fluxo normal (produção, processamento, difusão e consumo) e em tempo útil de informação estatística e indicadores do Ensino Superior.

“Esperamos, neste seminário, discutir e solucionar as lacunas verificadas até agora no ensaio do uso da plataforma de recolha de dados estatísticos e que seja dominado e uniformizado o entendimento dos conceitos estatísticos solicitados pelo MCTESTP, de modo a evitar interpretação diferenciada e de forma mais ampla. Espera-se que todos saiamos daqui bem capacitados para o uso da Classificação Padrão Internacional de Educação (ISCED 11)”, disse Eugénia Cossa.

O MCTESTP é órgão do Governo que tem a função de assegurar a planificação do desenvolvimento harmonioso das diferentes componentes do Ensino Superior (concepção, execução e coordenação das políticas) que concorrem para a produção de estatística do sector, o que só é possível através da articulação com todas as instituições do Ensino Superior.

(Bernardo Álvaro)

1 COMMENT

  1. 青春雖然一去不返,但如果有機會,你又會唔會重新捉緊青春嘅尾巴?CLEVIEL 高濃度透明質酸 就為你打開人生新一頁,令你嘅肌膚重新充滿光澤,回復年輕彈性! 同惱人皺紋等老化現象Says Goodbye!CLEVIEL Prime 功能: 提升 ◆ 結構提升◆ 改善臉部輪廓◆ 新加入無痛配方 最佳適用範圍: ✔前額 ✔太陽穴 ✔顴骨 ✔面頰 ✔虎紋 CLEVIEL Contour+ 最佳適用範圍:✔鼻 ✔下巴 ✔虎紋

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

8 + quinze =