CENOE anuncia chuvas fortes e ciclone a partir de hoje

0
406

CENOE anuncia chuvas fortes e ciclone a partir de hoje

Maputo (Canalmoz)  O Centro Nacional Operativo de Emergência, que esteve em reunião na passada sexta-feira, em Maputo, diz que a previsão meteorológica para hoje, 15 de Janeiro, indica a ocorrência de chuva moderada, localmente muito forte, principalmente nas províncias da Zambézia, Nampula e Niassa, onde a precipitação será de 100 a 250 milímetros em vinte e quatro horas.

O Centro Nacional Operativo de Emergência diz também que, a montante das bacias hidrográficas, espera-se chuva fraca a moderada, localmente forte, na África do Sul, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia, com cerca de 30 a 60 milímetros de precipitação.

As autoridades governamentais dizem que, para amanhã, terça-feira, prevê-se chuva moderada, localmente muito forte, principalmente nas províncias da Zambézia, Nampula e Niassa, onde a precipitação será de 100 a 200 milímetros em vinte e quatro horas.

A montante das bacias hidrográficas, também se espera chuva fraca a moderada, localmente forte, na África do Sul, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia (30 a 60 milímetros de precipitação).

Para o dia 17 de Janeiro, também se prevê chuva moderada, localmente muito forte, principalmente nas províncias de Tete e Niassa, onde a precipitação será de 50 a 100 milímetros em doze horas.

Prevê-se chuva fraca a moderada, a montante das bacias hidrográficas, localmente forte, na África do Sul, Zimbabwe, Malawi e Zâmbia (30 a 70 milímetros de precipitação).

Depressão tropical na Zambézia e em Nampula

As autoridades anunciam um sistema de baixas pressões no Canal de Moçambique, podendo evoluir até depressão tropical no dia 16 de Janeiro, e podendo afectar a costa das províncias de Nampula e Zambézia, com chuva muito forte e ventos acompanhados de trovoada intensa.

O Centro Nacional Operativo de Emergência diz que todas as bacias hidrográficas do país registam níveis normais, excepto as da região sul, que continuam com níveis moderados de encaixe.

Quanto a impactos prováveis, as autoridades do sector de emergência prevêem que haja trânsito condicionado entre os distritos de Mecúfi e Chiúre e inundação parcial das aldeias de Natuco e Milapane.

O Centro Nacional Operativo de Emergência diz que, para os próximos sete dias, há risco de inundações urbanas nas cidades de Beira, Quelimane e Pemba e a ocorrência de erosão pluvial em Morrumbala, Nampula, Nacala e Pemba.

Rescaldo sombrio dos últimos trinta dias

O Centro Nacional Operativo de Emergência diz que, nos últimos trinta dias, houve precipitação em quase todo o país, com maior incidência para as províncias de Cabo Delgado, Niassa, Manica e Maputo, onde a precipitação acumulada esteve no intervalo de 100 a 200 milímetros nesse período.

A montante das bacias hidrográficas houve ocorrência de chuva moderada a forte na África do Sul, Zimbabwe, Zâmbia, Malawi e Tanzânia (100 a 200 milímetros em dez dias). (Eugénio da Câmara)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × um =