Centro e Norte permanecem sob chuva torrencial

1
438

Centro e Norte permanecem sob chuva torrencial

Maputo (Canalmoz) – O Centro Nacional Operativo de Emergia mantém, desde a semana passada, o aviso sobre a previsão para hoje, 17 de Janeiro, de chuva moderada, localmente muito forte, principalmente nas províncias de Tete e Niassa, onde a precipitação será de 50 a 100 milímetros em doze horas.

Ontem agências próximas do Governo noticiaram que três distritos da província de Nampula estavam isolados do resto do país, em consequência do corte da ligação terrestre entre os distritos e a capital provincial, devido a chuva ininterrupta que continua a cair naquela região do Norte de Moçambique.

Paulo Sérgio, porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, contactado ontem pelo nosso jornal, não confirmou nem desmentiu a informação. Disse que equipas do INGC estavam no local para o levantamento da situação. Para esta manhã está programada uma sessão de informação para a imprensa, para a actualização dos dados.

Segundo informações oficiais, já morreram catorze pessoas, devido aos efeitos da chuva que fustiga o país. E cerca de 34.000 pessoas, que correspondem a cerca de 7000 famílias, estão directamente afectadas pelas chuvas.

O Centro Nacional Operativo de Emergia diz também que está a chover na África do Sul, no Zimbabwe, no Malawi e na Zâmbia.

Mossuril e Ilha de Moçambique sem energia elétrica

Ontem, a empresa “Electricidade de Moçambique, E.P.” confirmou o corte do fornecimento de energia eléctrica para os clientes dos distritos de Mossuril e Ilha de Moçambique, na província de Nampula, desde a madrugada de ontem, 16 de Janeiro de 2018, em consequência da chuva intensa na zona norte do país. A EDM diz que tombaram 42 postes de energia ao longo da linha.

Num comunicado de imprensa, a EDM diz que, apesar das dificuldades de acesso, equipas técnicas da EDM encontram-se no local, no presente momento, a fazer trabalhos de reparação, e prevê-se que o problema esteja resolvido até ao final do dia de hoje, 17 de Janeiro, para os clientes da Ilha de Moçambique e Nacaroa. Prevê-se que amanhã, 18 de Janeiro, seja restabelecido o fornecimento de energia no distrito de Mossuril. (Eugénio da Câmara)

1 COMMENT

  1. Derma Veil ® 被喻為新世代逆齡完美輪廓塑造,最新一代的PLLA膠原。 2003年獲得Mexican Ministry of Health (SSA)認證及美國FDA出口認證,並於2006年在拉丁美洲及遠東至東南亞地區廣泛使用,多個臨床實例見證能改善老化、遺傳、疾病(如脂肪萎縮)等引起的凹陷問題,其效果備受認同。蘊含兩大活性成分均具有生物兼容性及分解性,可逐步被人體自然分解吸收,有效塑造童顏肌 : 1. 聚左乳酸 (Poly-L-lactic acid / PLLA) : 促進骨膠原生長 2. 甘醇酸(Glycolic Acid ) 使皮膚表皮層黏膠性脂質鬆軟,改善皮膚厚度,加速細胞再生,減少皺紋及疤痕,加強保濕功能,增加光澤,美白效果。 由於甘醇酸分子較小,容易滲透皮膚 治療前: 皮膚的凹陷/皺紋 治療後: 成分被人體吸收、並刺激膠原增生,撫平皺紋及凹陷部位。 注入BOTOX(保妥適)會抑制突觸前膜釋放神經遞質,阻斷乙酰膽鹼(Acetylcholine)的釋放,從而使肌肉張力下降或癱瘓麻痺,皺紋也隨之而逐漸消失。

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

catorze + oito =