Cerca de 290.000 eleitores chamados a votar hoje

1
678

Eleição intercalar na cidade de Nampula

Cerca de 290.000 eleitores chamados a votar hoje

Parceiros de cooperação internacional encontraram-se com organizações não-governamentais.

Nampula (Canalmoz) – Aproximadamente 296.000 potenciais eleitores são chamados hoje a votar para a escolha do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula. Segundo a Comissão Nacional de Eleições e o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral, foram instaladas, para esta eleição, 401 Mesas de Voto, distribuídos por 54 Assembleias de Voto. Os observadores e os vogais da CNE presentes em Nampula declarram que tudo está a postos para que a votação possa decorrer.

Entretanto, uma delegação de 25 parceiros internacionais que se encontra em Nampula para observar a Eleição Intercalar esteve reunida durante duas horas com funcionários de organizações não-governamentais e membros do grupo de observação conjunta denominado “Sala da Paz”.

Durante a sessão,  os mesmos foram informados sobre o trabalho realizado na fase de campanha e sobre o acompanhamento que algumas organizações não-governamentais pretendem fazer durante o dia da votação, de modo a contribuir para que o processo decorra em ambiente pacífico e de tranquilidade.

“Durante a fase de campanha, no cômputo geral, não registámos incidentes graves e esperamos que este ambiente de paz venha a caracterizar o dia de votação” disse António Mutoa, porta-voz da plataforma “Sala da Paz”.

A CNE diz que dispõe de lanternas e que,  mesmo que ocorra um corte de energia eléctrica da rede da Electricidade de Moçambique, estarão em funcionamento a partir das 17h00 horas do dia da votação. A CNE afirmou que as lanternas têm uma capacidade de funcionamento de oito horas.

A contagem dos resultados da votação acontece ao longo da noite, após a votação, num processo contínuo, em que os escrutinadores retiram das urnas os boletins de voto, um a um, para verificar em quem cada eleitor votou.
Este processo acontece na presença de delegados de candidaturas dos partidos concorrentes, dos observadores e da imprensa, mas nem sempre há transparência.

Na terça-feira,  o processo de credenciação de jornalistas e observadores ficou temporariamente interrompido devido a um corte de energia eléctrica.

Estão credenciados para a eleição intercalar de Nampula, 1072 observadores nacionais, 49 observadores estrangeiros e 118 jornalistas. Esstes são dados fornecidos pela CNE e citados pelo Centro de Integridade Pública. O processo de credenciação continua até ao dia da votação.

Contudo a chuva que continua a cair em Nampula pode condicionar o processo de votação, tendo em conta que existem áreas de difícil acesso quando chove. (Bernardo Álvaro,  em Nampula, na cobertura da eleição intercalar)

1 COMMENT

  1. ~100 預防高危致癌的 HPV 16、18 型號 (可減低 70 患子宮頸癌的風險) ~100 減低引致生殖器官濕疣 (俗稱「椰菜花」) 的 HPV 6、11 型的感染 (可減低超過 90 患生殖器官濕疣的風險) HPV4合1子宮頸癌疫苗 Gardasil HPV病毒會感染人類的皮膚及黏膜,一般會透過性接觸及親密的皮膚接觸而受到感染,是一種男性與女性都可能感染的常見病毒。可感染身體各個部位的HPV超過100種,當中有部份的HPV類型可影響生殖器部位,導致生殖器疣(genital warts) 、子宮頸細胞異常(abnormal cervical cells) ,甚至子宮頸癌 (cervical cancer)。 4合1 HPV 子宮頸癌疫苗,覆蓋4種高危HPV病毒:6、 11、16及18型(約70的子宮頸癌由HPV16和HPV18病毒引致),有助預防子宮頸癌、外陰癌、陰道癌及生殖器官濕疣

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × um =