CNE promete esclarecer a Renamo e o MDM nas próximas horas

0
736

Denúncia de irregularidades nos cadernos eleitorais em Nampula

CNE promete esclarecer a Renamo e o MDM nas próximas horas

Maputo (Canalmoz) – A Comissão Nacional de Eleições reuniu-se na tarde de ontem, 8 de Janeiro, na cidade de Nampula, com os representantes dos partidos políticos e os concorrentes independentes à eleição intercalar do presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, marcadas para o dia 24 de Janeiro.

O porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, disse, em declarações ao “Canalmoz” / “Canal de Moçambique”, que a reunião visava apreciar os últimos detalhes sobre o processo da eleição cuja campanha se inicia hoje, terça-feira.

Questionado sobre as irregularidades nos cadernos eleitorais apontadas pelos partidos Renamo e Movimento Democrático de Moçambique, Paulo Cuinica responseu que as preocupações apresentadas pelos dois partidos são legítimas e já estão esclarecidas.

“Nós estamos aqui em Nampula, e as nossas equipas estão a trabalhar no assunto. As equipas já produziram o relatório, de que não posso revelar o seu conteúdo, porque a CNE ainda não decidiu”, disse Paulo Cuinica.

Acrescentou que as equipas que investigam o assunto incluem técnicos da CNE, técnicos dos partidos políticos e outros concorrentes independentes.

“Esta situação já está esclarecida. O relatório foi assinado por todos os técnicos, o que significa que todos assumem o seu conteúdo. Por isso, dentro das próximas horas, o resultado do relatório deverá ser comunicado à entidade interessada e também tornado público”, disse.

Sobre a denúncia do MDM, Paulo Cuinica disse que não tem conhecimento de alguma queixa deste partido, e explicou que, “se o assunto tem a ver com a questão das irregularidades nos cadernos, como alega a Renamo, também este assunto já está esclarecido e será comunicado aos denunciantes o resultado do trabalho levado a cabo pelos técnicos”.

Segundo consta nos boletins de voto, são concorrentes para o cargo de presidente do Conselho Municipal de Nampula: Paulo Vahanle, pela Renamo; Filomena Mutoropa, pelo PAHUMO; Amisse Cololo, pela Frelimo; Mário Albino, pela AMUSI; Carlos Saíde Chaure, pelo MDM.

A eleição intercalar do presidente do Conselho Municipal de Nampula foi convocada na sequência do assassinato, no dia 4 de Outubro de 2017, de Mahamudo Amurane, que ocupava esse cargo. (Bernardo Álvaro)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

sete − 4 =