CNE tenta justificar-se sobre os eleitores que impediu de votar

1
667

CNE tenta justificar-se sobre os eleitores que impediu de votar

O presidente da CNE alega que os que não conseguiram votar (devido aos Cadernos Eleitorais que propositadamente foram trocados pela CNE) é porque não tinham cartão de eleitor.

Nampula (Canalmoz) – De justificação em justificação, assim vai a Comissão Nacional de Eleições, depois do embaraço de não ter conseguido realizar sem problemas uma eleição intercalar que parecia simples. O presidente da Comissão Eleitoral da cidade de Nampula, Martinho Marcelino, disse na quinta-feira, em conferência de imprensa, que o processo de votação que se realizou na quarta-feira, 24 de Janeiro, decorreu num ambiente ordeiro.

Passadas quase vinte e quatro horas após a votação, o presidente da Comissão Eleitoral de Nampula declarou que não possui dados preliminares sobre a votação e prometeu para “talvez na sexta-feira”. Mas o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral havia prometido que os resultados poderiam começar a ser conhecidos,  uma vez que também algumas organizações não-governamentais e os órgãos de comunicação social já possuem os seus dados da contagem paralela.

“Se tudo correr bem, talvez amanhã poderemos ter os resultados parciais do apuramento”, disse.

Martinho Marcelino afirmou que, neste momento, o material de votação, incluindo os editais e as actas, encontra-se no ginásio da Escola Secundária de Nampula, prevendo-se o início da sua contagem para o apuramento no começo da tarde de hoje.

Mas o “Canalmoz” apurou que a CNE já tinha os seguintes dados até ao final da tarde de quinta-feira e estava com dificuldades em anunciar, porque indicam que haverá uma segunda volta entre o candidato da Renamo e o candidto da Frelimo. Eis os resultados que estavam na posse da CNE e que um vogal divulgou ao “Canalmoz”:

Votos válidos: 97,17%

Participação: 24,97%

Renamo: 40,22%

PAHUMO: 0,77%

Frelimo: 44,62%

AMUSI: 4,27%

MDM: 10,12%

Brancos: 1,03%

Nulos: 1,86%

Total de Mesas incluídas: 401 (100%)

Sobre a desorganização nos Cadernos Eleitorais, o responsável da Comissão Eleitoral disse que isso normalmente acontece num processo e que num processo tem havido Cadernos Eleitorais fora dos estabelecidos, pelo que não houve reclamações quanto a nomes que não constavam nos Cadernos Eleitorais.

“Muitas vezes os eleitores apresentavam Bilhetes de Identidade ou cartões caducados porque recensearam-se em 2007 e 2009 e não podiam votar”, disse.

Sobre as abstenções, a fonte disse que é natural que tenha havido abstenções, porque não houve actualização do recenseamento e, além disso, as pessoas, quando votam, não têm o hábito de guardar os cartões. (Redacção)

1 COMMENT

  1. 激光無創熱作用模式精準作用於陰道粘膜層、肌層,使陰道組織發生新生改變,修復由於順產而引起的損傷,解決一系列產後女性生殖系統常見問題。私密緊緻作用原理:刺激陰道粘膜固有層、粘膜肌層,使其膠原纖維、彈性纖維大量增生重塑;彈性纖維網修復,陰道收緊 SUI作用原理:恢復盆底正常解剖位置 陰道彈性纖維網得以修復,恢復到正常解剖位置避免了擠壓,牽拉尿道,使尿道角度恢復正常 盆底血供豐富,間接的使尿道括約肌得以修復進而停止漏尿或症狀減輕 私密敏感、潤滑作用原理:CO2微脈管作用,使血管重建、促進血液循環 血管活性腸肽(VIP)和神經肽Y(NPY) 表達增加,敏感度增加 血流量增加,陰道上皮細胞功能增加、陰道粘膜自分泌功能增強,潤滑度增加

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezenove + 5 =