Embaixador dos EUA diz que ataques são preocupantes para investimentos

0
456

Em Cabo Delgado

Embaixador dos EUA diz que ataques são preocupantes para investimentos

Maputo (Canalmoz) –  O embaixador dos Estados Unidos da América, Dean Pittman, reagiu pela primeira vez aos ataques perpetrados por grupos armados, supostamente inspirados no extremismo “islâmico”, em alguns distritos de Cabo Delgado, nomeadamente, Nangade, Palma e Mocímboa da Praia. Em entrevista ao “Canalmoz”, Dean Pittman disse que a situação é bastante preocupante e que já abordou o Governo e mostrou disponibilidade para ajudar a  acabar com os ataques. Dean Pittman falava ontem, em Maputo, depois do encontro, realizado na Ponta Vermelha, entre o Presidente da República, Filipe Nyusi e o Corpo Diplomático acreditado em Moçambique.

“É uma situação bastante preocupante. Mas nós vamos esclarecer com o Governo, para ver se podemos ajudar para parar a violência, porque é muito mau”, disse Dean Pittman, quando lhe foi perguntado se os ataques não põem em causa o investimento norte-americano na região.

Dean Pittman disse que a Embaixada abordou o assunto junto do Governo. “Já falámos com o Governo, nos disponibilizámo-nos para ajudar da maneira que nós pudermos”, decalrou Dean Pittman.

Os terroristas (como são designados pelo Governo) já realizaram ataques nos distritos de Nangade, Palma e Mocímboa da Praia. O último ataque ocorreu no dia 13 de Janeiro, em Olumbi, no distrito de Nangade, perto de uma zona onde uma empresa canadiana está a fazer pesquisa de gás natural. Este é o segundo ataque na mesma região. O primeiro foi a 23 de Outubro de 2017. (André Mulungo)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco + 5 =