Embaixadora de Portugal diz que está a trabalhar com o Governo

1
665

“Caso Américo Sebastião”

Embaixadora de Portugal diz que está a trabalhar com o Governo

Sobre o assassinato de duas cidadãs portuguesas, uma em Chimoio e outra na Beira, afirma que está a ter a colaboração do Governo.

Maputo (Canalmoz) – As relações entre Moçambique e Portugal estão crispadas desde o desaparecimento, a 26 de Junho de 2016, de Américo Sebastião, um empresário de nacionalidade portuguesa, em Sofala, que terá sido raptado pelas forças governamentais, com a acusação de ser logístico da Renamo. As coisas pioraram com o assassinato, no ano passado, de duas cidadãs de nacionalidade portuguesa, uma na Beira, e outra em Chimoio. Portugal não está feliz com os três episódios, mas, por razões diplomáticas, tem tido um discurso prudente. Em entrevista a jornalistas, no final dum encontro realizado ontem, no Palácio da Ponta Vermelha, em Maputo, entre o Presidente da República, Filipe Nyusi, e os embaixadores acreditados em Moçambique, disse que os assuntos estão a ser tratados pelos dois países e não afectam as relações diplomáticas.

“Estamos a trabalhar com as autoridades moçambicanas para apurarmos o que se passa com o cidadão desaparecido. Sobre as duas cidadãs que foram vítimas de homicídio, no final do ano, temos tido a colaboração das autoridades moçambicanas no sentido de descobrir os autores””, disse Maria de Paiva, para quem os três episódios não afectam as relações diplomáticas entre os dois países.

Américo Sebastião desapareceu numa manhã de 29 de Junho de 2016, em Nhamapadza, distrito de Marínguè, na província de Sofala. No dia 28 de Dezembro de 2017, uma cidadã de nome Inês Botas, de 28 anos de idade, portuguesa, foi raptada e depois assassinada, na Beira. Outra cidadã portuguesa, Maria Laura da Silva, morreu em circunstâncias pouco claras num hospital em Chimoio, depois de ter sido encontrada caída na sala da sua residência naquele ponto do país. (André Mulungo)

1 COMMENT

  1. 「 生蛇 」( 醫學名稱是 『帶狀疱疹』Shingles ) 是由水痘病毒引起的疾病。水痘癒合後,病毒在神經細胞潛伏多年,日後隨時重新激活後導致的帶狀皮疹,就是「 生蛇 」。因此,凡感染過水痘的人,都有機會「 生蛇 」。病發時,身體某一部位會感到內疼或劇痛,通常是臉或背部及腰部的一側;這時由於病毒從脊髓處沿其中華一條神經擴散到身體以及去到連接的皮膚表面,形成紅疹及小水疱。帶狀疱疹疫苗Zostavax康栢苗 (蛇針)能助減低「 生蛇 」的機會,有效預防: 「 生蛇 」( 帶狀疱疹 ) 成效高達 70% 「 生蛇 」的後遺神經痛:即使紅疹痊癒,神經痛還可以持續數月或數年。年紀越大,持續有後遺 神經痛風險越高 「 生蛇 」引起的急性及長期痛症 不適用人士: 曾對疫苗成分包括明膠( Gelatin ) 及紐奧黴 ( Neomycin ) 有過敏性休克反應的人士 有原發及繼發性免疫系統問題的病患者,或正服用抑鬱免疫系統藥物(如高劑量膽固醇)的病人 患有肺結核,正發病及未經治療人士 孕婦

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 2 =