Governo alerta que vendaval desloca-se para a Zambézia

13
1270

Governo alerta que vendaval desloca-se para a Zambézia

Maputo (Canalmoz)  A chuva torrencial, acompanhada de ventos fortes, com rajadas, que, desde Outubro, fustiga o país já provocou a morte de vinte e oito pessoas em todo o país.

Ontem, o Conselho de Ministros, reunido na sua primeira Sessão Ordinária de 2018, fez uma actualização dos danos provocados pelo mau tempo que se abateu sobre a zona centro no período de 9 a 18 de Janeiro.

Os dados do Conselho de Ministros, divulgados ontem, confirmam que cerca de 80.000 pessoas (o correspondente a cerca de 16.000 famílias) estão afectadas pela depressão que, desde a semana passada, assola as províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, no Norte do país.

Ana Comuana disse que, nas três províncias, a depressão matou catorze pessoas, destruiu totalmente quase seis mil casas, duzentas escolas, oito hospitais e oito igrejas e casas de culto.

Os cálculos preliminares do Governo sobre os danos causados pela depressão, em dinheiro, são calculados em cerca de 450 milhões de meticais. O Governo diz que tem disponíveis apenas 160 milhões de meticais, já previstos no Orçamento Geral do Estado aprovado para este ano.

Em Dezembro, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades já tinha anunciado a morte de oito pessoas, e mais seis pessoas morrem no início deste mês em Tete, vítimas dum vendaval.

O Governo decidiu também manter o alerta laranja lançado este mês pelo Instituto Nacional de Meteorologia e alerta que, para os próximos dias, a previsão indica a continuação da ocorrência de chuva acima do normal, sobretudo na província da Zambézia.

Falando a jornalistas, Ana Comuna disse que, neste momento, o Governo está já a trabalhar com o seu plano de contingência, aprovado o ano passado, com um orçamento de um bilião de meticais, estando em risco uma população calculada em um milhão de pessoas.

Na informação dada pelo Governo foi anunciado o aumento de casos de cólera em Nampula e Tete, onde já morreu uma pessoa. O Governo diz que, paradoxalmente, os casos de malária reduziram em 43% e os casos de diarreia reduziram em 46%.

O Governo comunicou que continuam no terreno equipas multissectoriais a fazer o trabalho de acompanhamento e assistência humanitária. Não há informações exactas sobre as condições de alimentação e de abrigo proporcionadas aos cerca de 80.000 afectados, mas sabe-se que o Estado debate-se neste momento com sérios problemas financeiros e que já obrigaram o Governo a tomar medidas restritivas. (Eugénio da Câmara)

13 COMMENTS

  1. 當蛋白線埋入皮膚後,皮下組織會將蛋白線視為異物,啟動異物反應,因此刺激膠原蛋白生長,且可促進新陳代謝,更新老化肌膚,所以客戶在術後也會發覺膚質變得較透亮白皙。膠原蛋白提拉線像一個“磁力線”一樣,將埋入處附近的肌肉和脂肪固定在原處,不會往下墜,其後會吸引皮下組織往蛋白線集中部位移動,就會逐漸產生提拉的緊實效果。也被用於填充美容的微整形,蛋白線材就好比蓋房子的鋼骨支架,先埋入皮膚當作基底結構,然後再注入好比水泥的玻尿酸或自體脂肪,因為有吸附力不易擴散,就可穩定固定住填充物,讓立體支撐力效果更好。

  2. … [Trackback]

    […] Find More here|Find More|Find More Informations here|Here you can find 73788 additional Informations|Infos on that Topic: canal.co.mz/2018/02/governo-alerta-que-vendaval-desloca-se-para-a-zambezia/ […]

  3. … [Trackback]

    […] Read More on|Read More|Find More Informations here|Here you will find 88764 additional Informations|Informations on that Topic: canal.co.mz/2018/02/governo-alerta-que-vendaval-desloca-se-para-a-zambezia/ […]

  4. … [Trackback]

    […] Read More on|Read More|Read More Informations here|There you can find 29085 more Informations|Infos to that Topic: canal.co.mz/2018/02/governo-alerta-que-vendaval-desloca-se-para-a-zambezia/ […]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

14 + 16 =