“Rádio Encontro” denuncia intimidação por parte de elementos do partido Frelimo

1
356

“Rádio Encontro” denuncia intimidação por parte de elementos do partido Frelimo

Maputo (Canalmoz) – O Núcleo Provincial do MISA em Nampula diz que recebeu com preocupação a exposição da “Rádio Encontro”, pertencente à Igreja Católica, com sede na cidade de Nampula. Na exposição, dizia que estava a receber ameaças e intimidações vindas de dirigentes do país.

Segundo a Direcção da “Rádio Encontro”, tudo começou após esta ter denunciado “actos anti-democráticos como inscrições de 50 cidadãos de alguns distritos da província de Nampula para votarem a favor do candidato do partido no poder”, na eleição intercalar de 24 de Janeiro, em Nampula.

“A ‘Rádio Encontro’ está sendo alvo de intimidação levada a cabo por figuras de Alta Personalidade do país, que estão em campanha eleitoral na cidade de Nampula. Fomos advertidos que a ‘Rádio Encontro’ vai receber nestes dias uma figura de Alto Nível do Estado Moçambicano, cuja agenda é perceber o funcionamento dessa Estação religiosa católica”, lê-se na exposição da “Rádio Encontro”.

Na mesma denúncia, a “Rádio Encontro” recorda que ela “trabalha em parceria com a Comissão da Justiça e Paz da Arquidiocese de Nampula” e afirma que estão “firmes na fé” e que, “se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão”.
O “MISA Moçambique”, no seu comunicado, assinado a 16 de Janeiro,  considera que intimidar um órgão de informação por ter revelado um facto constitui não apenas abuso de poder, mas também uma atitude antidemocrática, que mina todo o esforço com vista a garantir a transparência e o acesso à informação sobre o processo eleitoral, em curso no município de Nampula.
Segundo o MISA, o Governo, que vem defendendo a transparência em todos os processos de gestão, deve considerar a imprensa como seu aliado no processo de construção de um Estado de Direito íntegro e transparente, Não pode existir um Estado de Direito democrático, um Estado que promova o bem-estar social dos seus cidadãos, sem uma imprensa livre.

O “MISA Moçambique” exorta todos os intervenientes políticos envolvidos no processo eleitoral em Nampula a guiarem-se pelo respeito à imprensa e aconselha que quem tem ou tinha intenção de emitir qualquer ameaça ou intimidação respeite os princípios da liberdade de expressão que regem o funcionamento dos órgãos de comunicação social.

O MISA alerta os jornalistas para a necessidade de não serem manipulados para fins privados dos partidos políticos durante o processo eleitoral em curso em Nampula e a trabalharem em prol de uma informação factual, equilibrada e que promova a participação e a transparência do processo. (Bernardo Álvaro)

1 COMMENT

  1. SMAZ換能器傳送更穩定,更安全,更有效,和疼痛更少的HIFU能量。 SMAZ不需要應用較高的能量便可到達浅肌肉腱膜層。主要治療:-抬頭紋 -眉間紋 -鼻樑紋 -魚尾紋 -法令紋 -淚溝 -木偶紋 -垂直唇紋 -嘴角紋 -頸紋

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × quatro =