Segunda volta em Nampula coloca Governo numa camisa-de-forças

1
719

Segunda volta em Nampula coloca Governo numa camisa-de-forças

Maputo (Canalmoz) – Finalmente a Comissão de Eleições da cidade de Nampula divulgou, na tarde da passada sexta-feira, os resultados da eleição do passado dia 24 de Janeiro, para a escolha do presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula.

Segundo Martinho Marcelino, presidente da Comissão de Eleições da cidade de Nampula, votaram 73.852 eleitores.

Paulo Vahanle, candidato da Renamo, obteve 28.930 votos, o correspondente a 40,38% dos votos expressamente válidos.

Amisse Coloco, da Frelimo, obteve 31.980 votos, o correspondente a 44,5%.

Mário Albino, do AMUSSI, obteve 3036 votos, o correspondente a 4,2%.

Carlos Saide, do MDM, obteve 7253 votos, o correspondente a 10%.

Filomena Mutoropa, do PAHUMO, obteve 560 votos, o que corresponde a 0,7%.

A lei determina que, como nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos, haja uma segunda volta da eleição, com a participação do primeiro e do segundo candidato mais votados, que são, neste caso, o candidato da Renamo e o da Frelimo.

A abstenção situou-se em 222.778 eleitores, o que correspondente a 75%. A Comissão de Eleições contabilizou também 786 votos em branco, o correspondente a 1,6%, e 1307 votos nulos, o correspondente a 1,76%.

O presidente da Comissão de Eleições quis esconder a percentagem dos votos em cada candidato, alegando que houve troca de papéis, mas, forçado, teve violentamente fornecendo os resultados, que acabou por anunciar, e não quis perguntas. O MDM e a Frelimo estiveram ausentes no anúncio dos resultados.

Uma segunda volta coloca o Governo numa camisa-de-forças quanto a gestão de tempo e dinheiro. A lei determina que o Conselho de Ministros marca a segunda volta sob proposta da Comissão Nacional de Eleições, e que realizar-se num prazo até trinta dias após a validação e proclamação dos resultados do primeiro sufrágio. Mas, até agora, o Conselho Constitucional ainda não validou os resultados, pois aguarda que a CNE lhos envie.

Depois da marcação da segunda volta, a campanha eleitoral tem a duração de dez dias e termina um dia antes do dia das eleições. O Governo terá de investir aproximadamente mais da metade do que foi investido para a eleição anterior (cerca de 37 milhões de meticais), e o vencedor da segunda volta terá menos de cinco meses de gestão, até se entrar nas próximas eleições. (Redacção)

1 COMMENT

  1. 青春雖然一去不返,但如果有機會,你又會唔會重新捉緊青春嘅尾巴?CLEVIEL 高濃度透明質酸 就為你打開人生新一頁,令你嘅肌膚重新充滿光澤,回復年輕彈性! 同惱人皺紋等老化現象Says Goodbye!CLEVIEL Prime 功能: 提升 ◆ 結構提升◆ 改善臉部輪廓◆ 新加入無痛配方 最佳適用範圍: ✔前額 ✔太陽穴 ✔顴骨 ✔面頰 ✔虎紋 CLEVIEL Contour+ 最佳適用範圍:✔鼻 ✔下巴 ✔虎紋

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 − três =