Blindados e polícias para evitar manifestações por causa da subida do “chapa”

1
376

Maputo (Canalmoz) – As principais paragens nos bairros suburbanos das cidades de Maputo e Matola acordaram sitiadas por contingentes da Polícia da República de Moçambique, incluindo a Unidade de Intervenção Rápida, que criaram pânico na população, tudo porque o Governo receava que houvesse manifestações devido à subida do preço do transporte público que começou a vigorar na segunda-feira. Tanques de guerra foram colocados em vários pontos das cidades de Maputo e Matola para intimidar os potenciais manifestantes. Benfica, Malhazine, Zimpeto, Missão Roque, T3, Nkobe, Malhampsene, Machava e Zona Verde, acordaram com as paragens tomadas pela Polícia armada até aos dentes.

Ninguém se manifestou, e os cidadãos apinharam-se serenamente em cada “my love” que aparecia e ia aos seus afazeres. A Polícia ficou até ao fim da manhã e, não havendo qualquer indicação de sublevação popular, recolheu.

Alguns utentes dos “chapas” ouvidos pela nossa reportagem concordam com as novas tarifas, mas lamentaram a contínua redução do número do “chapa”.

O comunicado do Conselho Municipal sobre o agravamento das tarifas do “chapa”, divulgado na passada terça-feira, diz que, para distâncias inferiores ou iguais a 10 km, a tarifa de transporte passa dos actuais 7,00 meticais para 10,00 meticais. Para distâncias superiores a 10 km e inferiores a 20 km, a tarifa de transporte passa dos actuais 9,00 meticais para 12,00 meticais.

Os preços dos “chapas” têm sido um prblema político do Estado, agravado pela precaridade das condições em que as pessoas são transportadas. Em 2008, quando o Governo tentou subir o preço do “chapa”, houve um levantamento popular e tumultos em Maputo e na Matola. Na manifestação de 5 de Fevereiro de 2008 – quando o “chapa” subiu de 7,00 meticais para 7,50 meticais e de 7,50 meticais para 9,00 meticais – morreram seis pessoas. Em 1 e 2 de Setembro de 2010, houve outra vez manifestações em Maputo, contra uma segunda tentativa de revisão da tarifa no transporte público e que não foi concretizada. (Redacção)

1 COMMENT

  1. 「 生蛇 」( 醫學名稱是 『帶狀疱疹』Shingles ) 是由水痘病毒引起的疾病。水痘癒合後,病毒在神經細胞潛伏多年,日後隨時重新激活後導致的帶狀皮疹,就是「 生蛇 」。因此,凡感染過水痘的人,都有機會「 生蛇 」。病發時,身體某一部位會感到內疼或劇痛,通常是臉或背部及腰部的一側;這時由於病毒從脊髓處沿其中華一條神經擴散到身體以及去到連接的皮膚表面,形成紅疹及小水疱。帶狀疱疹疫苗Zostavax康栢苗 (蛇針)能助減低「 生蛇 」的機會,有效預防: 「 生蛇 」( 帶狀疱疹 ) 成效高達 70% 「 生蛇 」的後遺神經痛:即使紅疹痊癒,神經痛還可以持續數月或數年。年紀越大,持續有後遺 神經痛風險越高 「 生蛇 」引起的急性及長期痛症 不適用人士: 曾對疫苗成分包括明膠( Gelatin ) 及紐奧黴 ( Neomycin ) 有過敏性休克反應的人士 有原發及繼發性免疫系統問題的病患者,或正服用抑鬱免疫系統藥物(如高劑量膽固醇)的病人 患有肺結核,正發病及未經治療人士 孕婦

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × três =