Cerca de 99 milhões de dólares para realojamento de 1750 famílias

1
231

Maputo (Canalmoz) – O Conselho de Ministros analisou, na passada terça-feira, a informação sobre a intervenção do Governo em resposta à tragédia registada na semana passada na lixeira do Hulene, onde dezassete morreram como resultado do desabamento das colinas de lixo, por efeito da chuva.

Segundo Ana Comuana, porta-voz do Governo, a informação que foi objecto de análise enquadra-se no âmbito das recomendações dadas na penúltima sessão do Conselho de Ministros e também das recomendações deixadas pelo presidente Filipe Nyusi na visita que fez ao local da tragédia.

Segundo Ana Comuana, o relatório do Governo sobre a tragédia da lixeira do Hulene, na cidade de Maputo, destaca: a declaração da situação de emergência para o encerramento da lixeira com vista à segurança das famílias; o levantamento que terminou com a identificação de 400 famílias residentes em áreas consideradas de risco; o realojamento de 173 famílias em centros de acolhimentos e nas respectivas famílias.

O Governo diz que, em resposta à tragédia, está já em curso: o processo de retirada de outras 139 famílias das zonas de risco e a subsequente identificação de espaço alternativo para o realojamento definitivo; a conclusão do plano já elaborado de urbanização e de pormenor da tipologia das habitações; a angariação de fundos para a implementação do plano por fases.

Ana Comuana explicou que a primeira fase do processo de realojamento definitivo das famílias vítimas da tragédia do Hulene consiste no realojamento de 400 famílias e está orçado em 21 milhões de dólares norte-americanos e inclui também a abertura de vias de acesso, construção de casas e instalação de edifícios com fins sociais e de projectos de rendimento.

Para a segunda fase, que será a fase de médio prazo, com cerca de 500 famílias por realojar, o orçamento é de 29 milhões de dólares norte-americanos. A terceira fase poderá beneficiar cerca de 850 famílias, e o seu orçamento é de 49 milhões de dólares. O Governo diz que, neste momento, decorre a fase de angariação de fundos.

O término do processo de instalação do aterro de Marracuene, para onde deverá ser deslocada a lixeira do Hulene, vai até 2019. (Eugénio da Câmara)

1 COMMENT

  1. 防曬粉 BB粉底霜 亮麗柔滑打底乳液 亮麗柔滑控油打底乳液 有機幹細胞修護CC霜 潤澤防曬底霜 礦物質潤澤慕斯 礦物質奇幻粉餅 礦物質蜜粉 完美礦物粉底 控油定妝蜜粉 高清控油粉餅 控油蜜 保濕滋潤噴霧 有機抗氧爽膚噴霧 有機抗敏保濕

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezesseis + 17 =