Cooperação com a Rússia: o combate ao terrorismo e a exploração de hidrocarbonetos em Moçambique

1
854

Maputo (Canalmoz) – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, visitou Maputo, na semana passada, e teve encontros com o Presidente da República, Filipe Nyusi, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, José Pacheco.

Durante a sua visita a Maputo, Serguei Lavrov manifestou a disponibilidade da Rússia para trabalhar com Moçambique no combate ao terrorismo, sem no entanto se referir à situação concreta em Moçambique, nomeadamente os ataques que tiveram lugar em Cabo Delgado. Disse também que uma empresa petrolífera Rússia, a “Rosneft”, deverá iniciar a prospecção do gás natural na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado. O anúncio do combate ao terrorismo parece ser um plano da Rússia para garantir segurança ao investimento russo.

“O projecto do consórcio está a fazer os termos de referência do trabalho e, durante a reunião de Abril, deverão ser debatidas questões técnicas”, disse Serguei Lavrov, numa conferência de imprensa, no final de um encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Nyusi, no dia 7 de Março.

A  “Rosneft” é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo  e deve iniciar a prospecção de gás natural, na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

O consórcio que explora a Área “4” da Bacia do Rovuma é constituído pela empresa italiana “Eni” (com 25%), a empresa norte-americana “ExxonMobil” (com 25%), a empresa chinesa CNPC (com 20%), a empresa sul-coreana “Kogas” (com 10%), a “Galp” (com 10%) e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (com 10%).

No mesmo dia, Serguei Lavrov manteve conversações com o seu homólogo, José Pacheco. No final desse encontro, foi anunciada a criação de uma equipa intergovernamental para tratar de questões, económicas, técnicas e militares. Serguei Lavrov falou sobre a necessidade de criação de uma frente de combate contra a corrupção.

“Atingimos o entendimento da criação de uma Comissão intergovernamental para a cooperação económica, científica e técnica”, afirmou Serguei Lavrov.

A primeira sessão desta Comissão vai realizar-se em Abril próximo, em Maputo.

Segundo José Pacheco, a Comissão Mista Bilateral vai preparar um conjunto de documentos legais que materializam o reforço da cooperação entre os dois países.

Esta Comissão vai também tratar da cooperação militar.

“Tendo em conta a nossa cooperação no domínio técnico-militar, entendemos que a criação do grupo intergovernamental para a cooperação técnico-militar vai promover ainda mais a nossa cooperação na área militar”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Por seu turno, José Pacheco disse que Moçambique e a Rússia estão “alinhados na cooperação económica” e acrescentou que o desenvolvimento económico e social precisa de ser protegido. “Passámos em revista a cooperação nas Forças de Defesa e Segurança, no que diz respeito à formação de moçambicanos nas diversas especialidades”, afirmou.

 

Combate contra o terrorismo

Os dois países vão também trabalhar juntos no combate contra o terrorismo.

“Temos as posições comuns com os nossos parceiros moçambicanos de que uma prioridade global é criar uma frente na luta contra o terrorismo. A ameaça terrorista continua vigente. Apesar dos esforços que muitos países fazem, continua a ameaçar muitos Estados. Debatemos com o ministro a situação do Norte de África e Médio Oriente”, disse Sergei Lavrov.

Moçambique foi alvo de ataques recentemente, os quais, segundo o Governo, foram perpetrados por terroristas. Atendendo à pretensão da Rússia de investir no sector petrolífero, a criação da frente de combate contra o terrorismo pode ser um plano da Rússia para garantir segurança ao investimento daquele país em Cabo Delgado. (André Mulungo)

1 COMMENT

  1. 通過水光療程抑制黑色素細胞生長的成分注射到真皮層,減少黑色素形成,淡化黑斑色素沉澱,從而達到美白祛斑的效果 療程特色 :可配搭多元化產品來量身訂做不同療​​程計算機化規格,操作方便,容易控制可調節進針深度,精準注射於目標的肌膚層 每針的注射劑量相等,達到均勻注射 一次平均5點注射,可縮短療程時間 採用31號細針頭,幾乎看不到入針點 降低疼痛、瘀血、腫脹及不適感 使用靈活度高,可複合式搭配針劑,量身訂製療程

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 3 =