Embaixada dos Estados Unidos considera justa a vitória de Paulo Vahanle em Nampula

1
950

Maputo (Canalmoz) – A Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambiuque emitiu, ontem, uma declaração sobre a segunda volta da eleição intercalar para presidente do Conselho Municipal de Nampula, realizada no passado dia 14 de Março.

A declaração da Embaixada dos EUA diz que, com base nas constatações feitas pelo grupo dos observadores eleitorais credenciados da Embaixada dos EUA, a segunda volta da votação deu indicações de ter sido, em grande parte, livre, justa e credível. Estas impressões estão em consonância com as observações da equipa da Embaixada dos EUA feitas na primeira volta da eleição intercalar.

A Embaixada dos EUA diz: “Não acreditamos que as poucas irregularidades que observámos tenham afectado materialmente os resultados”.

E considera que a campanha e o próprio dia da eleição foram pacíficos e calmos, em geral, e a acção dos órgãos de comunicação social foi, na generalidade, “inclusiva”, e não houve casos de interferência nas actividades de campanha ou de votação.

A declaração da Embaixada dos Estados Unidos da América considera que os esforços das organizações não-governamentais para observar a campanha e a eleição demonstraram o valor do envolvimento cívico activo em Moçambique. “Manifestamos o nosso apreço ainda pelo trabalho das equipas das Mesas de Voto, que, mais uma vez, trabalharam incansável e continuamente desde antes da abertura dos postos de votação até ao encerramento e procedimentos de contagem”.

A Embaixada dos EUA diz também que felicita as Forças de Segurança moçambicanas pelo papel construtivo que desempenharam na manutenção de uma atmosfera calma e ordeira no dia da eleição e encoraja as partes interessadas e os partidos políticos a continuarem a preservar este ambiente, à medida que os órgãos eleitorais concluam e certifiquem os resultados eleitorais.

 

Avanços da CNE

As observações da Embaixada dos EUA indicam que a Comissão Nacional de Eleições merece ser reconhecida pelos avanços que fez na abordagem dos problemas técnicos e administrativos relacionados com os procedimentos de votação que surgiram na primeira volta da eleição intercalar de 24 de Janeiro.

“Não vimos evidência alguma que indicasse que quaisquer anomalias registadas durante a segunda volta reflectissem quaisquer problemas sistemáticos suficientes que pudessem comprometer a integridade fundamental da eleição. Encorajamos a CNE e outros intervenientes, incluindo os partidos políticos, a aplicarem as lições aprendidas das eleições de 24 de Janeiro e 14 de Março para continuar a melhorar os procedimentos eleitorais”.

A CNE já confirmou a vitória do candidato da Renamo, Paulo Vahanle, com cerca de 16,000 votos (58,5%). A eleição surge na sequência do empate técnico entre o candidato da Renamo, Paulo Vahanle, e o candidato da Frelimo, Amisse Cololo, registado na primeira volta, que se realizou em 24 de Janeiro. (Eugénio da Câmara)

1 COMMENT

  1. 由全球生長因子與胜肽韓國廠商CAREGEN研發,利用美國專利「KP7-4胜肽技術」,獨特滲透配方提供高穩定、高滲透、高效能的胜髮環境,模擬人體生髮機制,目的使頭皮、毛囊恢復健康及作用活性,重啟生髮系統。DR CYJ髮胜肽療程的治療原理為 利用複合活性成分配方恢復毛髮平衡, 根據生態生物工程原理研發, 關鍵胜肽名為KP7-4,結合了七種專利胜肽, 實驗證明能有效模擬「人體胜髮因子」,掌握育髮四關鍵:毛囊強健、減緩異常落髮、強化髮根、供給毛囊血管營養,模擬毛髮循環機制,同時減緩異常落髮及強化髮根。DR.CYJ髮胜肽不含藥性且無副作用,能有效促進增髮

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro + 14 =