Mais uma vez a abstenção ganhou

1
754

Maputo (Canalmoz) – Paulo Vahanle é o novo presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula, em substituição de Mahamudo Amurane, que foi assassinado em 4 de outubro de 2017.

O candidato da Renamo, Paulo Vahanle, venceu o escrutínio com 55.123 votos (correspondentes a 58%), contra 39.910 votos (correspondentes a 42%) do candidato da Frelimo, Amisse Cololo.

Estavam inscritos para a segunda volta
297.000 eleitores. Deste número, apenas 95.040  eleitores (correspondentes a 32%) foram votar, o que significa 68% dos eleitores inscritos não votaram. Uma análise comparativa com os dados da primeira volta  mostra que, na segunda volta, houve uma subida do número de eleitores.

Na primeira volta, 25% dos eleitores, correspondendo a 74.250 eleitores, exerceram o seu direito de voto. Portanto, a abstenção foi de 75%. Nesta segunda volta, houve um aumento de 20.790 eleitores, tendo a abstenção baixado para 68%.  Na primeira volta, realizada a 24 de Janeiro, o candidato da Frelimo obteve 44% dos votos, acima dos demais candidatos, mas foi insuficiente para ser declarado vencedor, uma vez que o sistema eleitoral moçambicano é de maioria absoluta (50%+1), facto que levou à realização da segunda volta, que culminou com a vitória de Paulo Vahanle.

A abstenção é um problema antigo nas eleições em Moçambique, mas não se sabe ao certo quais são as causas. Fala-se das constantes irregularidades e desorganização causada propositadamente pelos órgãos eleitorais e que desmotivam os eleitores, fala-se também do baixo nível de escolaridade, da fraca educação cívica, da perda de interesse pelos processos eleitorais, aliada à descrença dos eleitores em relação ao cumprimento das promessas por parte dos dirigentes políticos. (André Mulungo)

1 COMMENT

  1. 我們彩用國際及美國食品及藥物管理局FDA認可的CO2 激光儀 Lutronics® Spectra SPR, 具安全性, 準確度高 . 二氧化碳激光可安全地去除皮膚上的癦痣、肉粒、疣、老人斑等問題。此激光的幼細光束可準確及直接地將要去除的組織氧化,過程快捷,傷口細小及乾淨,對周圍的皮膚傷害減至最少。一般1-2次就可永久去除。

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

seis − 4 =