Surto de listeriose em carnes frias mata 180 pessoas na África do Sul e coloca Moçambique em alerta

2
645

Maputo (Canalmoz) – As autoridades da África do Sul anunciaram, no domingo, que identificaram a causa da epidemia de listeriose que, há um ano, assola o país e que já provocou 180 mortos. O epicentro da epidemia é uma cadeia de fornecimento de alimentos, sobretudo carnes frias, denominada “Enterprise” que, entretanto, já recebeu ordens para suspender a produção. Os seus revendedores receberam ordens para esvaziarem as prateleiras ou geleiras que contêm produtos daquele fornecedor.

Dados do Instituto Nacional de Doenças Contagiosas, da África do Sul, indicam que, desde Janeiro de 2017, foram registados crca de 950 casos, o que torna a epidemia a maior jamais registada em todo o mundo.

No domingo, o ministro da Saúde sul-africano, Aaron Motsoaledi, declarou que o Governo conseguiu finalmente encontrar a origem da epidemia. Numa conferência de imprensa transmitida a partir dos escritórios do Instituto Nacional de Doenças Contagiosas, em Johannesburg, Aaron Motsoaledi responsabilizou a “Enterprise”.

“Podemos confirmar que a fonte da epidemia é uma unidade de produção alimentar, pertencente à empresa ‘Enterprise’, situada em Polokwane”, disse.

Moçambique está em alerta em relação a essa epidemia, porque os supermercados sul-africanos é que fornecem comida para Moçambique. Além disso, há moçambicanos residentes em Maputo que fazem as suas compras de comida directamente na África do Sul, frequentadosupermercados como, por exemplo, o “PicknPayQ, que também anunciou, em comunicado, que já removeu das suas prateleiras os produtos da “Enterprise”.

Os produtos desta empresa de produção alimentar vão sair imediatamente do mercado sul-africano, afirmou o ministro, e aconselhou a população a evitar o consumo das embalagens que contêm carne pré-cozinhada.

Contactada por vários órgãos de comunicação social sul-africanos, a “Enterprise” ainda não divulgou qualquer informação.

A doença é infecciosa e é transmitida com maior frequência aos seres humanos através de alimentos contaminados.

A listeriose é uma infecção bacteriana provocada pelo bacilo “listeria monocytogenes” e é uma das zoonoses (doenças transmitidas de animais para humanos) mais perigosas. Geralmente, causa febre, vómitos e diarreia e é tratada com antibióticos.

Os indivíduos mais suscetíveis (idosos, recém-nascidos, mulheres grávidas, pacientes com o sistema imunitário enfraquecido) estão mais expostos às complicações, incluindo a meningites e septicemias.

Em Moçambique, há supermercados abastecidos pela “Enterprise”, que ainda não se pronunciaram. As autoridades sanitárias e do comércio em Moçambique também ainda não se pronunciaram. (Redacção)

2 COMMENTS

  1. ORION是一部擁有三重長脈衝 755nm/1064nm/532nm的激光儀,提供專業和最新的技術,強調其穩定性和便利性的能力。另外,最佳的參數是基於各種臨床結果提供的。三長脈衝激光系統 -Long pulsed Nd:YAG (1064nm) -Long pulsed Alexandrite (755nm) -Long Pulsed KTP (532nm) 先進技術 – 氣冷卻系統(ACD) – 智能面板 – 三波長 – 高電源 應用 -Long pulsed Nd:YAG (1064nm)●脫毛●嫩膚●血管病變●腿部靜脈曲張●痤瘡●灰指甲●疣-Long pulsed Alexandrite (755nm)●脫毛●美白肌膚●色素性病變●黑頭●黃褐斑●疤-Long Pulsed KTP (532nm)●血管病變●酒渣鼻●色素性病變●太陽雀斑●美白肌膚●鮮紅斑痣●血管瘤

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

15 − 13 =