Três anos sem Gilles Cistac e sem justiça

3
412

Maputo (Canalnoz) – Completaram-se, no passado sábado, três anos após o assassinato de Gilles Cistac, professor catedrático de Direito Constitucional e director-adjunto para a Investigação e Extensão na Universidade Eduardo Mondlane.

Gilles Cistac  perdeu a vida no dia 3 de Março de 2015, no Hospital Central de Maputo, para onde foi levado depois de ser atingido por quatro tiros, quando era cerca das 8h30, defronte do café “ABFC”, no Bairro da Polana-Cimento, na capital de Moçambique.

Gilles Cistac acabava de tomar o seu pequeno-almoço, como fazia regularmente todos os dias naquele café, localizado na esquina da Av. Mártires da Machava com a Av. Eduardo Mondlane, e estava na viatura que o iria transportar, quando foi baleado pelas costas.

Ainda não foram encontrados os autores morais e materiais do assassinato de Gilles Cistac.

O porta-voz da Polícia, Orlando Mudumane, declarou, na altura, que o crime foi perpetrado por quatro indivíduos, três de raça negra e um de raça branca, que se deslocavam numa viatura não identificada. Mas, como ficou claro na altura, esses suspeitos eram fictícios e enquadrados num expediente racista para fazer entender que Gilles Cistac foi morto pelos seus “pares de raça branca”, quando, na verdade, era conhecida a campanha racista contra aquele catedrático, que vinha sendo levada a cabo pelos grupos de choque afectos ao regime e com sugestões de morte.

Uma semana antes do seu assassinato, Gilles Cistac anunciou que ia processar um indivíduo que, através do Facebook, e com o pseudónimo “Calado Kalashnikov”, o acusou de ser um espião francês que obteve a nacionalidade moçambicana de forma fraudulenta. Em resposta, Gilles Cistac apresentou uma queixa à Procuradoria-Geral da República, por considerar que estava a ser vítima de intolerância política.

Gilles Cistac vinha recebendo ameaças de pessoas que se diziam do partido Frelimo e que o acusavam de ser assessor jurídico da Renamo. Gilles Cistac defendeu que, à luz da Constituição, seria possível a criação de províncias autónomas, prevendo a hipótese de se criarem municípios de escalão superior às cidades.

A tese de Gilles Cistac  ia ao encontro da exigência da Renamo de governar nas províncias em que teve maior número de votos nas eleições gerais de 15 de Outubro de 2014. (Redacção)

3 COMMENTS

  1. IELLIOS是由歐盟資助倫敦大學細胞重建研究所研究. 採用諾貝爾生理醫學獎科技 , 透過”納米能量電流” 以最親膚與迅速導入的方式 , 利用電腦化系統去令皮膚再生 , 令皮膚組織在無創傷的情況下自然更新及收緊 . 這治療是無創無痛的 . 完成治療後亦沒有傷口 . 我們是香港第一引入IELLIOS的機構 , 醫生會根據客人不同情況去為你設計不同的組合 .在外國IELLIOS受到很多荷里活明星, 歌手以至政客的追棒 , Madonna的facialist kate somer -field就常用IELLIOS為她護理肌膚 , 令52歲的她肌膚輪廓均保持於30歲的狀態. IELLIOS的訊號技術,採用心臟起博起原理,活躍無法正常運作的心臟細胞。訊號技術可活化及修復愛損皮膚,透過傳送訊號,激活靜止的細胞。IELLIOS的訊號技術給予細胞指令,引發細胞再次生長,令肌膚重回年輕。

  2. http://www.seopojie.com – SEO破解工具站是专注于英文SEO工具,英文网站优化技术,搜索引擎优化软件教程,以及外贸网站优化推广软件分享和下载的网站.站点内容每天都在更新英文SEO工具下载和分享.

    文章伪原创工具
    seo优化软件
    英文SEO工具下载站
    文章伪原创工具
    SEO推广工具
    搜索引擎优化软件教程
    Blog Tool
    SNS Tools
    Lynda教程
    关键词优化
    网站推广工具
    博客工具

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

doze + dezenove =