Beira inaugura enchedor de botijas de gás

0
723

Beira (Canalmoz) – A cidade da Beira tem, desde ontem, um enchedor de botijas de gás doméstico, inaugurado no terminal oceânico de gás no recinto portuário da Beira.

O terminal está equipado com uma grua de enchimento de botijas, com capacidade para encher cinco mil botijas de gás por dia. Existe uma segunda grua para enchimento de camiões-tanque.

Ovídio Rodolfo, administrador de Operações da PETROMOC, disse que a infra-estrutura recebeu um investimento de cerca de 38 milhões de dólares, dos quais 31 foram financiados pelo Banco de Exportação e Importação da Índia, e os restantes sete milhões foram fornecidos pela PETROMOC.

Espera-se que com este empreendimento haja um grande salto qualitativo na oferta de gás domestico para as regiões centro e norte, visto que a produção do gás doméstico neste terminal estará acima da procura.

Redução de custos

Filipe Nyusi, que está de visita à província de Sofala, disse que a unidade de enchimento vai reduzir os custos de consumo, pois o gás já não será transportado de Maputo para o centro e Norte do país. “As distribuidoras vão sentir-se estimuladas para massificar o produto para o público, porque, actualmente, representa um grande desafio do Governo disponibilizar gás para o centro e Norte do país.”

A visita de Filipe Nyusi a Sofala inicia-se no distrito da Beira, devendo visitar sucessivamente os distritos de Chemba, Marínguè, Cheringoma e Nhamatanda, onde tem programados encontros com as Administrações locais e com diversos sectores da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos económicos e sociais. (Jose Jeco, na Beira)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois + 13 =