União Europeia diz-se pronta para apoiar a desmilitarização da Renamo

0
210

Maputo (Canalmoz) – A Delegação da União Europeia em Moçambique emitiu, na quarta-feira, em Maputo, uma  declaração sobre o anúncio feito por Filipe Nyusi referente à assinatura de um memorando de entendimento com o coordenador da Renamo sobre a desmilitarização da Renamo.

Segundo a declaração dos Chefes de Missão da União Europeia em Moçambique, o acordo sobre assuntos militares alcançado pelo Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyisi, e o coordenador da Renamo, Ossufo Momade, é um passo importante e concreto para alcançar uma paz duradoura, que o povo moçambicano tanto deseja.

A União Europeia diz que a implementação atempada e eficaz dos compromissos acordados é crucial e contribuirá para fomentar a confiança mútua.

O coordenador da Renamo deu ontem uma conferência de imprensa a confirmar os consensos alcançados e afirmou que o seu partido vai desmilitarizar-se em breve, conforme os entendimentos alcançados anteriormente entre Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama.

A União Europeia diz também que continua a estar pronta para prestar assistência sempre que for solicitada, para que o povo moçambicano possa desfrutar de um futuro seguro e próspero. A União Europeia manifestou recentemente o seu desejo de apoiar financeiramente o processo de desmilitarização, desmobilização e reintegração dos homens armados da Renamo no Exército e na sociedade. (Redacção)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here