Devido a aproximação de mau tempo hoje no Sul do país: Instituto Nacional de Meteorologia declara “alerta amarelo”

0
486

Maputo (Canalmoz)  O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu, ontem, quarta-feira, um aviso de “alerta amarelo” devido à previsão de aproximação de um fenómeno meteorológico caracterizado por ventos fortes com rajadas, hoje, quinta-feira, no Sul de Moçambique.

O alerta do INAM prevê a ocorrência de ventos fortes, com velocidade até 70 quilómetros por hora, acompanhados por chuvas fracas a moderadas, a partir da manhã de hoje, 13 de Junho.

Segundo o aviso do INAM, os ventos fortes com rajadas que são esperados vão atingir as três províncias do Sul de Moçambique, nomeadamente, Maputo, Gaza e Inhambane. Em Maputo, prevê-se que o mau tempo se faça sentir nos distritos de Boane, Matutuíne, Namaacha, Marracuene, Moamba, Manhiça, Magude e nas cidades de Maputo e Matola.

Em Gaza, prevê-se que sejam afectados os distritos do Bilene, Manjacaze, Chókwè, Guijá, Chibuto, Mabalane, Chicualacuala, Mapai e a cidade do Xai-Xai.

Em Inhambane, a tempestade poderá atingir Mambone, Funhalouro, Panda, Morrumbene, Jangamo, Zavala Inharrime, Homoíne e as cidades de Maxixe e Inhambane.

O INAM diz também que o sistema previsto poderá afectar igualmente o sistema de navegação marítima, entre os paralelos 23 e 27graus Sul, com ondas até quatro metros de altura. Prevê-se a descida da temperatura máxima, que poderá variar de 24 a 26 graus Celsius, em toda a região sul de Moçambique. (Eugénio da Câmara)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × 2 =