Insurgentes lançam maior ataque de sempre e ocupam vila de Mocímboa da Praia e içam bandeira

1
15723

Maputo (Canalmoz) – A Vila da Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, acordou em grande alvoroço quando os insurgentes em número ainda não apurado mas que populares descrevem como “muitos” tomaram de assalto a vila incluindo o quartel das FDS. Não só tomaram a cidade mas também içaram a sua bandeira como simbolizando território ocupado. Há mortos entre civis e militares mas os números são altamente contraditórios.

Neste momento a vila está sob fogo cruzado entre os malfeitores e as FDS que tiveram de ser reforçadas. Mas acontece que os insurgentes montaram barricadas em todos os pontos que dão acesso a vila. Há mortos entre civis e militares mas os números são altamente contraditórios.

O Comando Geral da Polícia da República de Moçambique já reagiu em Maputo confirmado que a vila foi tomada. Eis a intervenção completa de porta-voz do Comando Geral, Orlando Modumane. “Hoje por volta das 4 horas de hoje os malfeitores atacaram a vila sede de Mocímboa da Praia e atacaram inclusive o quartel das forças armadas e segurança e içaram a bandeira na vila. Neste momento decorrem esforços no sentido de se repor a ordem a segurança públicas naquele local. As forças de Defesa Segurança estão a se desdobrar em vários pontos, no sentido de identificar os principais pontos que os malfeitores usaram para entrar na vila de . Os malfeitores criaram barricada nas principais entradas da vila e neste momento se encontram na Vila de Mocímboa da Praia. As forças de defesa e segurança estão a combater os malfeitores. As Forças de Defesa e Segurança estão em fogo cruzado com os malfeitores e acredita-se que a qualquer momento a ordem será reposta na Vila de Mocímboa da Praia. É esta informação que queríamos prestar para evitar especulações. Mais detalhes serão dados em momento oportuno”. A intervenção de Modumane não teve direito à perguntas. (Notícia em Actualização)

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

9 − sete =