O Centro de Saúde de Chigussura na cidade da Beira, passa a contar com um espaço de apoio às crianças vítimas de violação sexual, inaugurado na semana passada, num projecto implementado pelo Médicos Sem Fronteiras.
A iniciativa é da organização não-governamental Médicos Sem Fronteiras, como forma de responder aos problemas alarmantes de violação sexual de crianças que dão entrada naquela unidade sanitária, assim como apoiar o Ministério da Saúde a prestar cuidados.
A gestora de actividades de apoio psicosocial da Médicos Sem Fronteiras Beira, Rolanda Mussane, disse que o Cantinho inaugurado reveste-se de grande importância para o apoio e assistência às crianças vítimas de violação sexual para limar as sequelas deixadas pelos traumas dos acontecimentos a que as vítimas são sujeitas.
“Dependendo da idade com que as crianças são vítimas, a violência pode ter consequências imediatas assim como a longo prazo ou estender-se para o resto da vida. Muitas vozes temos tendência de minimizar a importância do apoio psicossocial, das consultas de saúde mental, e não pensamos nas consequências que podem advir no futuro dessa criança, por isso é importante as crianças terem um acompanhamento “, afirmou Rolanda Mussane.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.