- Combate ao terrorismo em Cabo Delgado
A comissária europeia para as Relações Internacionais, Jutta Urpilainen, de visita ao país, disse que a União Europeia está a analisar um novo pedido de apoio financeiro às Forças Armadas Ruandesas que combatem o terrorismo na província de Cabo Delgado.
“De facto, temos vindo a apoiar financeiramente as forças do Ruanda e recebemos o pedido. Neste momento, está a ser analisado”, disse Jutta Urpilainen, à saída de uma reunião com a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo.
Disse que, para ser aprovado o novo apoio, é necessária a aprovação por parte de todos os Estados-membros. Mas não indicou valores.
A publicação norte-americana “Bloomberg” informa que a União Europeia está a considerar fornecer até 40 milhões de euros para apoiar as operações antiterroristas das Forças de Segurança do Ruanda em Moçambique.
Ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, a União Europeia já tinha aprovado, em 2023, um apoio de 20 milhões de euros às forças ruandesas em Cabo Delgado, no combate aos grupos terroristas que operam na região.
Neste momento o Ruanda está a reforçar o contingente militar para mais de 2.500 militares que combatem os grupos terroristas em Cabo Delgado.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.