- Tentativa de ocupar a vila de Quissanga
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse ontem, 25 de Junho, que os terroristas estão a sofrer as maiores baixas de sempre em confrontos com as Forças de Defesa e Segurança, com o apoio das forças ruandesas, na província de Cabo Delgado.
“Os insurgentes sofreram grandes baixas quando tentaram lançar um ataque de alguma envergadura à zona de Mbau, tendo sido travados por uma resposta conjunta das Forças de Defesa e Segurança e do Ruanda.”
Filipe Nyusi diz que os terroristas tentaram atacar Mbau, depois de terem fracassado na tentativa de ocupar a vila de Quissanga e de alargar a sua acção para o Sul da província de Cabo Delgado e invadir distritos da província de Nampula.
“Em Março, os terroristas atacaram a vila de Quissanga com alguma dimensão anormal, e as Forças de Defesa e Segurança tiveram contacto em resposta a esses actos. Daí, o inimigo abandonou a zona e passou a fazer ataques isolados”, disse Filipe Nyusi, no discurso das cerimónias centrais de comemoração do Dia da Independência Nacional.
Disse também que, desde 16 de Junho, a acção das várias Forças de Defesa permitiu acabar com praticamente todas as bases dos grupos terroristas que operam em Cabo Delgado e que agora se limitam a andar no mato.
Filipe Nyusi considera os ataques terroristas na província de Cabo Delgado como um desafio à paz e segurança e diz que a unidade é o instrumento para a vitória contra o terrorismo naquela região.
“O grande desafio é controlar o terrorismo que perturba alguns distritos da província de Cabo Delgado, mas estamos convictos de que, se estivermos unidos, vamos vencer”, afirmou.
O mais recente ataque de grande ataque ocorreu em 10 e 11 de Maio, à sede distrital de Macomia. Cerca de uma centena de terroristas saqueou a vila, provocou vários mortos, e houve fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança. (Neuton Langa)