O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que ficou desagradado com o uso feito da sua imagem por parte do candidato da Frelimo, Daniel Chapo, que colocou o logótipo do partido Frelimo numa fotografia que tirou com Marcelo Rebelo de Sousa em Portugal, num jantar.
Segundo o jornal “Observador”, Marcelo Rebelo de Sousa disse que foi convidado por um privado português para estar no jantar e, como era um evento público, aceitou estar com o candidato da Frelimo. Marcelo Rebelo de Sousa foi fotografado com várias pessoas presentes no jantar, incluindo uma fotografia de grupo, e, depois, também foi fotografado a sós com Daniel Chapo.
As declarações de Rebelo de Sousa surgem depois de o partido Renamo ter acusado o Presidente da República de Portugal de se ter envolvido na pré-campanha da Frelimo, ao encontrar-se com Daniel Chapo.
“A Renamo, surpreendida, manifesta o seu desagrado, estranheza, e lamenta o envolvimento do Presidente de Portugal na pré-campanha, na esperança de melhor ponderação”, lê-se numa nota de imprensa emitida pela Renamo.
O encontro em momento de pré-campanha eleitoral pode ser interpretado como apoio do Presidente da República de Portugal, em plenas funções, ao candidato presidencial do partido Frelimo e também ao secretário-geral deste partido, segundo diz a nota de protesto.
A Renamo afirma que é fiel ao princípio universal da não-ingerência nos assuntos internos de outros países, estando empenhada no estreitamente das relações de cooperação e de amizade com “o país irmão Portugal”.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.