- Depois de submeter o recurso ao Conselho Constitucional
Maputo (Canalmoz) – A Coligação Aliança Democrática (CAD) submeteu ontem, 22 de Julho, ao Conselho Constitucional, o recurso de contestação da Deliberação da Comissão Nacional de Eleições que exclui a candidatura da CAD, a qual anunciou manifestações para o próximo sábado, à escala nacional e internacional.
Manecas Daniel, presidente da CAD, disse, numa conferência de imprensa, que a CAD sempre participou nas eleições nos mesmos moldes e nunca teve nenhuma irregularidade.
“Decidimos submeter um recurso ao Conselho Constitucional, como órgão com competência de reposição da legalidade e da verdade ao povo moçambicano. Também convocámos uma marcha pacífica de âmbito nacional e internacional para o dia 27 de Julho, como forma de protestar contra a violação dos direitos basilares do povo moçambicano, que são eleger e ser eleito, violados pela CNE”, afirmou.
Manecas Daniel apelou aos órgãos de soberania, à comunidade internacional, aos moçambicanos e à “sociedade civil” sobre as acções que estão a ser tomadas e a responsabilidade dos danos a serem causados, caso o Conselho Constitucional não reponha a verdade e a legalidade
“O Conselho Constitucional, se não repuser a verdade de acordo com a lei, não nos responsabilizamos pelos danos, cabendo ao povo decidir da melhor forma”.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.