Maputo (Canalmoz) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, ontem, 20 de Agosto, durante uma comunicação à Nação, que, desde o início da produção de gás natural, há vinte anos, com os campos de Panda e Temane, em Inhambane, o país produziu 347 milhões de gigas de gás natural, dos quais 2.695 milhões foram exportados.
Filipe Nyusi afirmou que este marco colocou Moçambique no mapa dos produtores regionais de gás natural e lançou as bases para o desenvolvimento do sector petrolífero no país
Acrescentou que o Instituto Nacional de Petróleo lançou seis concursos públicos para a concessão de áreas de pesquisa e produção de hidrocarbonetos, tanto em terra como no mar, e, como resultado, foram adjudicadas vinte áreas nas principais bacias sedimentares de Moçambique.
O Presidente da República disse que este processo atraiu investimentos de cerca de nove mil milhões de dólares para pesquisa e aproximadamente 121 mil milhões de dólares para projectos em fase de desenvolvimento. Essas iniciativas resultaram na descoberta de reservas de gás natural de classe mundial, com destaque para a Bacia do Rovuma, onde foram identificados cerca de 180 triliões de pés cúbicos de gás.