Maputo (Canalmoz) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que os grupos armados que realizam ataques em Cabo Delgado são financiados pelo grupo “Estado Islâmico”.
“A outra grande preocupação dos moçambicanos, dos amigos da paz, é sobre a fonte de financiamento e da logística de apoio militar do grupo terrorista na província de Cabo Delgado. Começa a haver um consenso de que parte dos apoios provêm do ‘Estado Islâmico’”, afirmou Filipe Nyusi ontem, durante as celebrações do 60.º aniversário do desencadeamento da luta armada de libertação nacional e Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.
Disse também que, além do financiamento do grupo “Estado Islâmico”, o grupo terrorista que tem realizado ataques em Cabo Delgado é financiado por fundos cobrados a familiares de cidadãos capturados durante as incursões, sobretudo agentes económicos.
“Os terroristas exercem coacção sobre cidadãos capturados e agentes económicos, para os seus familiares ou donos de empreendimentos económicos pagarem resgate, servindo de sustento para as suas investidas”, afirmou Filipe Nyusi.
O Presidente da República pediu que a população de Cabo Delgado seja vigilante, denunciando às autoridades a presença de terroristas, e evite colaborar com os grupos de terroristas, para não correr o risco de se tornar alvo durante os confrontos com as Forças de Defesa e Segurança.