Maputo (Canalmoz) – A Missão de Observação Eleitoral da União Europeia anunciou que, devido à insegurança causada pelo terrorismo em alguns distritos da província de Cabo Delgado, apenas vai observar o processo eleitoral na cidade de Pemba.
Assim, a Missão de Observação Eleitoral não vai pôr os pés nos distritos de Ancuabe, Balama, Chiúre, Ibo, Macomia, Mecúfi, Meluco, Metuge, Mocímboa da Praia, Montepuez, Mueda, Muidumbe, Namuno, Nangade e Palma.
“Nós temos uma preocupação muito grande com a segurança dos nossos observadores. Fazemos uma avaliação das condições no terreno e, neste momento, as condições só permitem aos observadores estarem dentro da cidade de Pemba para desenvolverem o seu trabalho”, afirmou Margarida Alves, a chefe-adjunta, que chegou ontem a Maputo depois de avaliar a situação no local.
Disse que, no dia da votação, a Missão de Observação Eleitoral da União Europeia, vai ter em Pemba três equipas de dois observadores cada uma.
A nível nacional, na semana eleitoral aa Missão de Observação Eleitoral da União Europeia terá cerca de 170 observadores de vinte e quatro Estados-membros da União Europeia.
Representantes da Suíça, do Canadá e da Noruega permanecerão em Moçambique até à declaração dos resultados.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.