Maputo (Canalmoz) – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, condenou, num comunicado, os assassinatos de Elvino Dias, conselheiro jurídico do candidato presidencial Venâncio Mondlane, e de Paulo Guambe, mandatário do partido PODEMOS.
A Polícia interrompeu ontem, 21 de Outubro, uma manifestação próximo da Praça da OMM, no local onde Elvino Dias e Paulo Guambe foram assassinados a tiro.
A Polícia lançou gás lacrimogéneo sobre os manifestantes e, de seguida, lançou gás lacrimogéneo sobre Venâncio Mondlane, que fazia uma breve apresentação a um grupo de jornalistas.
O assassinato eecutado na sexta-feira da semana passada foi muito semelhante ao assassinato de Anastácio Matavele, (dirigente de uma organização não-governamental e observador eleitoral) no Xai-Xai, executado pouco antes das eleições de há cinco anos. Nesse assassinato no Xai-Xai, os atacantes fugiram de carro, mas provocaram de imediato um acidente de viação, que feriu os atacantes e os levou a serem identificados, em tribunal, como um esquadrão da Polícia. Neste assassinato executado na cidade de Maputo na sexta-feira da semana passada, testemunhas afirmam que, quando a Polícia chegou, levou e destruiu os telemóveis das testemunhas. (Redacção)