Segundo um vogal da CNE, dos 250 assentos existentes na Assembleia na República, a CNE atribuiu 195 ao partido Frelimo.
Maputo (Canalmoz) – A Comissão Nacional de Eleições, através do seu presidente, o bispo Carlos Matsinhe, vai anunciar na tarde de hoje a vitória do partido Frelimo naquelas que foram as eleições gerais mais fraudulentas de sempre. A centralização dos resultados terminou na noite de ontem, e os resultados serão anunciados hoje.
Um vogal da CNE que participou na centralização dos resultados disse que a Frelimo e Daniel Chapo vão ser declarados vencedores das eleições. Ao partido Frelimo foram-lhe atribuídos 195 mandatos, o partido PODEMOS está em segundo lugar, com 31 assentos, a Renamo está em terceiro, com 20 assentos, e o MDM fica com quatro deputados.
Todos os observadores eleitorais são unânimes em declarar esses resultados fraudulentos. Os únicos que consideram válidos esses resultados são os vogais da CNE, os membros do Conselho Constitucional e os membros do partido Frelimo. O anúncio dos resultados coincide com a convocação, feita por Venâncio Mondlane, de paralisação geral das actividades e de manifestação.
Na passada segunda-feira, uma convocação igual teve adesão de cem por cento na capital do país. Mas desembocou em manifestações violentas depois de a Polícia ter aberto fogo e ter lançado gás lacrimogénio contra Venâncio Mondlane e jornalistas que o entrevistavam na Praça da OMM, para onde estava prevista uma manifestação pacífica do repúdio contra o assassinato de Elvino Dias e Paulo Guambe.
É muito provável que depois do anúncio dos resultados, hoje, haja manifestações. (Redacção)