Maputo (Canalmoz) – Duas pessoas por terem sido atingidas por balas disparadas pela Polícia, e duas pessoas ficaram feridas com gravidade, na quinta-feira, durante as manifestações na Matola e no distrito de Boane, na província de Maputo, e em Nacala-Porto, na província de Nampula. Uma morte foi em Boane, e a outra foi em Nampula.
Segundo Dércio Samuel, porta-voz da Polícia em Nampula, o cidadão perdeu a vida a caminho do hospital. Além da vítima mortal, há pessoas que foram atingidas por balas disparadas pela Polícia, incluindo uma adolescente de 12 anos de idade.
Em Boane, o comandante distrital da PRM, Armindo Chachuaio, confirmou a morte de um cidadão atingido por uma bala de borracha quando a Polícia tentava dispersar os manifestantes na vila de Boane. Armindo Chachuaio disse também que um outro cidadão, que inalou gás lacrimogéneo, foi reanimado e recuperado no hospital.
As duas lojas vandalizadas e saqueadas foram o “Bottle Store Alex” e um talho, na Primeira Rotunda, na Estrada Circular, na Matola. A viatura também foi incendiada nesta zona.
Nos bairros Matola “A”, Muhalaze, “Patrice Lumumba” e “São Dâmaso”, na Matola, e Maxaquene e “Luís Cabral”, na cidade de Maputo, também houve focos de manifestações. Muitas lojas e instituições do Estado, incluindo escolas, não abriram na Matola (Redacção)