“Neste momento não é oportuno o Eng° aparecer na marcha de quinta-feira e nós precisamos mais de ti vivo do que morto” apelou.
Maputo (Canalmoz) – O actal mandatário do Partido Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Dinis Tivane pediu a Venâncio Mondlane a não se juntar ao povo, na grande marcha desta quinta-feira 07 de Novembro, pelo receio de ser morto, tal como aconteceu com Elvino Dias e Paulo Guambe. Segundo disse “há ordens para elimina-lo”.
“Apesar dos apelos de Venâncio Mondlane para que a Polícia actue como uma instituição Republicana, ela continua a actuar à margem da Lei, obedecendo comandos da Frelimo”, disse Tivane, que acrescentou que a Polícia está a disparar contra pessoas indefesas, citando a título de exemplo, no último fim-de-semana, em que algumas pessoas que estavam a manifestar-se pacificamente, a polícia abriu fogo contra elas com balas verdadeiras. Mas felizmente não houve mortes.
“Entendemos que pode haver aproveitamento da Polícia e pode haver disparos contra o Venâncio Mondlane. Queremos Venâncio Mondlane em vida do que morto. Neste momento não é oportuno o Eng° aparecer na marcha de quinta-feira e nós precisamos de si vivo” apelou.
Tivane acredita que Venâncio Mondlane a partir da parte incerta pode comandar o Povo moçambicano para que lute pelos seus direitos porque a palavra de Venâncio Mondlane é a luz que o povo precisa. Portanto, é importante que o Venâncio Mondlane continue fora de Moçambique.