Maputo (Canalmoz) – O United Bank for Africa (UBA), instituição financeira que também opera no mercado financeiro moçambicano, iniciou oficialmente as suas operações bancárias completas em França. O acto marca um novo ciclo no seu compromisso com a promoção do comércio e da conectividade entre África e o Mundo.
O “Canalmoz” teve acesso à nota de imprensa do Banco UBA, que considera a expansão serviços para França como um passo estratégico para consolidar a posição mundial do Banco, a partir de Paris, que será o centro das operações do UBA na União Europeia, juntando-se a Londres, Nova Iorque e Dubai como localizações estratégicas dentro da estrutura operacional mundial do Banco.
“Com esta expansão, o UBA reforça a sua missão de aproximar África do resto do Mundo através de soluções financeiras inovadoras”, lê-se na nota de imprensa, a qual diz também que, durante a visita de estado do Presidente da Nigéria, Bola Ahmed Tinubu, a França, Tony Elumelu, presidente do grupo UBA, assinou um acordo de cooperação empresarial com o ministro das Finanças francês, Antoine Armand.
“A cerimónia, realizada na presença dos Presidentes Emmanuel Macron e Bola Ahmed Tinubu, simboliza o apoio significativo do Governo francês ao estabelecimento das operações do UBA no país”, lê-se no comunicado.
Sobre a parceria, Tony Elumelu, presidente do grupo UBA, afirmou: “Esta expansão reforça o compromisso de fornecer serviços bancários internacionais sem descontinuidades aos nossos clientes nos 11 países africanos francófonos onde operamos, em toda a África e para clientes europeus e franceses com interesses no continente. Paris será fundamental para o fortalecimento das relações comerciais entre África e a Europa”. Durante a visita de Estado, Tony Elumelu também participou em fóruns empresariais de alto nível, incluindo o Fórum Empresarial Internacional do Mouvement des Entreprises de France, que tem sido uma plataforma importante para a promoção de parcerias globais. Este evento proporcionou novas oportunidades para fortalecer laços comerciais entre a França e a África.