Maputo (Canalmoz) – Um incêndio de grandes proporções deflagrou, no passado fim-de-semana, no recinto do porto da Beira, num navio de pesca industrial de nome “Vegas 12”, que estava em processo de manutenção.
O incidente acontece numa altura em que está em vigor o período de veda das actividades pesqueiras, momento usado pela maior parte dos operadores para a reparação das suas embarcações, para a retomada das actividades após o período de interregno.
Segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Salvação Pública em Sofala, Fernando Meque, está em curso um trabalho de base para apurar as causas do incêndio. De forma preliminar, foi considerada a possibilidade de o incêndio ter sido causado por fagulha de soldadura.
“Porque se trata de uma empresa que faz manutenção de barcos e navios, é possível que, no momento de soldadura, tivesse havido algumas fagulhas que foram pegar num material que nós chamamos ‘espuma’, usado nos barcos. O trabalho continua no sentido de encontrar de forma definitivas as causas reais do incêndio”, disse.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.