Maputo (Canalmoz) – Desde as 17h00 de segunda-feira (momento da divulgação dos resultados eleitorais) até às 19h00 de terça-feira, cerca de vinte e quatro horas após a validação, pelo Conselho Constitucional, dos resultados das eleições de 9 de Outubro, que atribuíram vitória ao candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, o país registou 21 óbitos, dos quais dois membros da Polícia, e 25 feridos sendo treze civis e doze membros da Polícia.
Numa conferência de imprensa na noite de terça-feira, 24 de Dezembro, Pascoal Ronda, ministro do Interior, disse que além dos óbitos e feridos, foram registados 236 actos de violência grave em todo o território nacional, que culminaram com o incêndio de 25 viaturas, das quais duas da Polícia.
“Foram vandalizadas onze Subunidades policiais, e um estabelecimento penitenciário atacado, de onde fugiram 86 reclusos. Quatro portagens foram incendiadas, três unidades sanitárias vandalizadas, um armazém central de medicamentos incendiado e dez sedes do partido Frelimo incendiadas”, disse Pascoal Ronda. (Redacção)