Maputo (Canalmoz) – A Comunidade dos Países da África Austral (SADC) emitiu um comunicado no qual manifesta preocupação com as mortes devido às manifestações pós-eleitorais convocadas por Venâncio Mondlane.
“O anúncio dos resultados oficiais das eleições em 23 de Dezembro de 2024 exacerbou o clima de tensões no país. Estamos profundamente preocupados com a perda contínua de vidas e a ocorrência de lesões corporais, assim como a destruição de propriedade privada e de infraestrutura pública. A situação actual também trouxe grandes desafios económicos ao país, tem perturbado o comércio transfronteiriço e impedido a livre circulação de pessoas”, diz a nota da SADC, assinada por Samila Hassan, presidente da Tanzânia e deste órgão.
A nota acrescenta que a SADC apela a todas as partes para que exerçam contenção e se abstenham de actos que aumentem a violência e a agitação. Reafirma a sua disponibilidade para ajudar, através de mecanismos adequados, a facilitar a busca de uma resolução pacífica dos problemas existentes.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.