Maputo (Canalmoz) – O United Bank for Africa, em colaboração com a Fundação Tony Elumelu, anunciou a abertura das inscrições para o maior programa de empreendedorismo jovem de África, dirigido a jovens empreendedores moçambicanos e de todo o continente.
O programa visa criar empregos, reduzir a pobreza e promover o crescimento económico sustentável. Os participantes receberão formação de nível mundial, mentoria especializada e um financiamento inicial de 5.000 dólares norte-americanos, não reembolsáveis, para desenvolver seus negócios.
Impacto do Programa em Moçambique e em África
Desde a sua criação, em 2015, o programa já capacitou cerca de 18.000 empreendedores em cinquenta e quatro países africanos. Em 2024, 52 jovens moçambicanos beneficiaram do programa, recebendo um investimento total de 260.000 dólares americanos (equivalente a 16,9 milhões de meticais) aplicado nos sectores de agricultura, comércio, moda e tecnologia.
Destacando a inclusão, 68% dos beneficiários, em 2024, eram mulheres, reforçando o compromisso com a igualdade de género. Além disso, os negócios apoiados têm inovado nas áreas da saúde, energia e avicultura.
Tony O. Elumelu, fundador da Fundação com o seu nome e presidente do UBA, apontou a importância do programa. “Os jovens africanos têm o potencial de transformar o continente. Este programa oferece as ferramentas necessárias para o sucesso e para a liderança de mudanças.”
Podem participar: empreendedores principiantes ou já estabelecidos em qualquer sector económico; cidadãos moçambicanos com empresas baseadas no continente; pessoas com ideias inovadoras e soluções para desafios locais e globais. As inscrições estão abertas até 31 de Março de 2025. (Redacção)