Maputo (Canalmoz) – Professores, enfermeiros, médicos e outros funcionários públicos anunciaram, para hoje, segunda-feira, 20 de Janeiro, o inicio da paralisação de todas actividades por tempo indeterminado, devido à falta de pagamento do décimo terceiro salário referente ao ano 2024. Apenas estarão garantidos os serviços mínimos na Saúde. No sector da Educação, o início dos exames especiais nas Escolas Secundários e em alguns Institutos marcado para hoje, está em dúvida.
A greve foi convocada na sexta-feira, numa conferência de imprensa, por diversas organizações, incluindo a Associação Nacional dos Professores, a Associação Nacional de Enfermeiros, a Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários, a Associação dos Professores Unidos e o Sindicato Nacional da Função Pública.
O porta-voz do movimento, Isac Marregula, disse que os funcionários públicos decidiram por unanimidade a paralisação das actividades até que o Governo efectue o pagamento total do décimo terceiro salário.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.