Maputo(Canalmoz) – A carga movimentada pelo Porto de Maputo registou uma redução de 1% em 2024, totalizando 30,9 milhões de toneladas. De acordo com a Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), concessionária do porto, este desempenho foi afectado pelas manifestações pós-eleitorais, apesar do aumento das receitas pagas ao Estado.
Num comunicado divulgado pela MPDC, é referido que, embora tenha havido uma ligeira redução de 1% em relação a 2023, o porto demonstrou resiliência e adaptabilidade face a desafios logísticos significativos.
O relatório destaca que as operações diretas da MPDC apresentaram “um crescimento robusto, movimentando 14,2 milhões de toneladas”, representando um aumento de 14% em relação ao ano anterior. Já os volumes rodoviários subiram 11%, atingindo 10,7 milhões de toneladas, enquanto os volumes ferroviários, apontados como cruciais para a estratégia de sustentabilidade da MPDC, cresceram 7%, passando de 2,8 milhões para 3,019 milhões de toneladas.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.