Maputo (Canalmoz) – O número de mortos devido ao ciclone tropical “Jude” subiu para dezasseis, segundo os dados preliminares do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres divulgados na manhã de ontem, 16 de Março.
A passagem da tempestade tropical “Jude” afectou cerca de 100.000 pessoas e teve um impacto devastador em Nampula e na Zambézia. Foram atingidas pelo ciclone 302.653 pessoas. O ciclone causou destruição em larga escala, prejudicando infraestruturas, habitação, saúde, educação e agricultura.
Segundo o INGD, 65.164 famílias foram afectadas pelo ciclone, que chegou a terra no distrito de Mossuril, na província de Nampula, com ventos de 195 km/h e chuvas superiores a 250 mm em vinte e quatro horas.
Além das dezasseis mortes confirmadas pela instituição, há 59 feridos e duas pessoas desaparecidas. No sector habitacional, 37.229 casas foram parcialmente destruídas, 32.934 ficaram totalmente devastadas e 988 foram inundadas, forçando milhares de pessoas a abandonarem as suas residências.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.