O CEO do UBA África, Abiola Bawuah, que está de visita a Moçambique, manteve encontros com o Banco de Moçambique, representantes do Governo, e empresas para estabelecer acordos de parceria que visam fortalecer o investimento no País e promover o crescimento das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) lideradas por jovens e mulheres. Estes encontros foram decisivos para criar um ecossistema econômico mais inclusivo e dinâmico.
A visita Abiola Bawuah, a Moçambique enquadra-se na necessidade de reforçar o compromisso do banco UBA em promover soluções inovadoras que possibilitem a transformação do País e representa mais um passo na direção do fortalecimento econômico e do empoderamento feminino. “O nosso compromisso é transformar desafios em oportunidades para um futuro mais próspero e inclusive”,disse.
Em relação ao encontro com o Banco de Moçambique, Abiola Bawuah referiu: “visitei o Banco Central, encontrei-me com o Conselho de Administração e o pessoal do Banco. Foi uma boa oportunidade para me inteirar do ambiente de negócios no sentido de ter melhor conhecimento”.
Ainda no âmbito da busca de novas parcerias em Moçambique, Bawuah escalou a empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), onde se reuniu com a direcção daquela companhia ferroportuária.
Tal como no Banco Central, a CEO do UBA África ficou com boa impressão e acredita que dentro de poucos meses poderá explorar importantes parcerias naquele sector. “Estive nos CFM para me inteirar do que se pode fazer para explorer parcerias nesta área economicamente estratégica”, salientou.
Importa referir que, através de programas especializados de financiamento, mentoria e educação financeira, o banco UBA tem proporcionado ferramentas necessárias para que empresárias moçambicanas e africanas possam expandir suas actividades, gerar empregos e contribuir significativamente para o crescimento econômico dos seus respectivos países.
Com iniciativas concretas e parcerias estratégicas, o UBA continua a consolidar a sua posição como um aliado fundamental para o desenvolvimento das PME’s lideradas por mulheres e jovens em Moçambique e em todo o continente africano.
Durante a sua estadia em Moçambique, a CEO do UBA África manteve encontros com o Ministro da Economia e Finanças, Basílio Muhate, Ministro na Presidência para Casa Civil, Ricardo Sengo, com a ENH e Vulcan.