Maputo (Canalmoz) – Um agente da Unidade de Intervenção Rápida e dois civis foram condenados a 30 anos de prisão maior, pelo seu envolvimento no rapto de um indivíduo, em Novembro de 2023. Cada um deles terá ainda de pagar uma indemnização de cerca de 1,7 milhão de meticais.
A vítima do rapto e um primo seu haviam ganho na lotaria 4.588.000 meticais, e este era o valor que o trio exigia para o resgate.
A 6.a Secção Criminal do Tribunal Judicial da província de Maputo aplicou uma coima de 1,7 milhão de meticais a cada um dos réus: Eurico Tembe, de 37 anos de idade, agente da UIR; Gilberto Gilberto Mandlate, de 38 anos de idade, agente de segurança privada, que se fazia passar por militar; Sérgio Bambo, de 47 anos de idade, comerciante.
Acusado de rapto e de posse de armas proibidas, as penas para Eurico Tembe somaram 32 anos, e foram reduzidas para 30 anos de prisão maior.
Gilberto Mandlate teve a sua pena reduzida para 30 anos de prisão-maior. O somatório dos crimes de que era acusado (rapto, posse de armas proibidas, exercício ilícito de funções públicas) resultava em 42 anos.Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.