Maputo (Canalmoz) – Filipe Caetano Guente, professor universitário e advogado, lançou, ontem, um livro intitulado “Introdução à Indústria de Petróleo”. É um livro técnico-científico, que tem 179 páginas e que retrata de forma exaustiva a génese, os avanços e as perspectivas para o sector em Moçambique, uma era marcada por desafios multiformes, na sua maioria de ordem conjuntural.
Trata-se do primeiro livro moçambicano sobre a indústria do petróleo no país e que servirá de guia essencial para os profissionais ligados à indústria petrolífera, professores universitários, pesquisadores da área e estudantes.
“O sentimento é naturalmente de satisfação e igualmente de missão cumprida. A par de espelhar a concretização de um sonho, representa também o meu modesto e singelo contributo para ampliar a discussão em torno deste tema estruturante. É uma área de saber fascinante e de um poder transformador singular. É um sector de relevância incomensurável, mormente pelo enorme potencial de contribuir para o desenvolvimento da economia de qualquer país, não sendo a de Moçambique uma excepção. A obra servirá, sem dúvida, de importante ferramenta para os técnicos moçambicanos que lidam com a indústria petrolífera. Reconheço que, como Nação, demos passos significativos e a esta altura importa apostar na contínua consolidação”, disse Filipe Caetano Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.Guente.