Maputo (Canalmoz) – O Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se na quarta-feira, 23 de Abril, na cidade de Tete com os empresários locais e foi confrontado pelo elevado custo nas tarifas de energia produzida em Cahora Bassa, poluição ambiental feita pelas mineradoras e impostos sufocantes.
Amadssen Veterano, empresário local, foi um dos intervenientes durante o encontro com os “homens de negócio de Tete” que teve lugar na sala de reuniões do “Paraíso Misterioso”, na cidade de Tete. Solicitou a palavra e foi-lhe aceite. Pediu para que haja algumas melhorias com relação a redução de impostos, redução de custo de energia para a província de Tete visto que a mesma é produzida em Tete.
Amadssen Veterano também queixou-se das empresas multinacionais que fazem compras directamente na China, contornando assim as empresas locais. “O conteúdo local com a Vulcan não se faz sentir como fazia com a Vale. É um desafio. As multinacionais não compram com as empresas locais.”, disse.
“Vou falar de um assunto que é de extrema importância. A poluição ambiental em Moatize tem sido a maior preocupação dos residentes. Os residentes sentem que o assunto não tem merecido a devida atenção do lado do Governo central e muito menos o local. Peço atenção redobrada do Presidente da República para com o assunto de Moatize”, disse.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.