…E o plano é reduzir em 3,7 % para 14,7%. Esses números são irrealistas para aquilo é o exército de pessoas sem emprego. É uma contabilização feita à moda “Osvaldo Petersburgo”
Maputo (Canalmoz) – A Primeira-Ministra, Benvinda Levi, apresentou ontem, a proposta do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2025-2029 na Assembleia da República (AR). No pilar II do PQG 2025-2029, que versa sobre transformação estrutural da economia, as medidas que o Executivo irá implementar vão incluir a redução da actual taxa de desemprego. Nas contas do Governo, apenas 18,4 por cento da população activa é que não tem empego. Para tal quer reduzir o desemprego para 14,7 por cento. A contabilização do número de empregos criados e de desempregados por parte do Governo não tem sido consensual, uma vez que o Governo assume os que têm ocupação sazonal não permanente como sendo empregados.
O PQG 2025-2029 refere que pretende acelerar o crescimento económico inclusivo e sustentável, com foco na diversificação da economia, criação de empregos, modernização de infra-estruturas e gestão racional dos recursos naturais, bem como reduzir a pobreza e desigualdades sociais e espaciais e o estabelecimento dos alicerces para a independência económica do país.
No concernente ao pilar I, que inclui o combate à corrupção, o governo vai implementar acções que concorram para incrementar o rácio juiz por 100.000 habitantes de 1.8 para 3.6 e assegurar que mais de 81% do total de casos de corrupção que deram entrada até hoje, sejam acusados.
Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.