Maputo (Canalmoz) – O preço do pão, um alimento que o Governo diz que faz parte das três refeições dos moçambicanos, vai ter aumento do preço, a partir de hoje, 7 de Maio. Em várias padarias da cidade de Maputo e arredores, o aumento é de 12,00 meticais, 13,00 meticais, 14,00 meticais e 15,00 meticais, dependendo do tamanho e tipo de pão.
Segundo os gerentes de panificadoras ouvidos pelo “Canalmoz”, houve aumento dos custos de produção, principalmente o preço da farinha, combustíveis e energia.
A medida está a gerar descontentamento nos vendedores e nos consumidores. Algumas padarias afixaram hoje os novos preços, enquanto outras informaram os clientes verbalmente, em tom de aviso.
“Não temos outra saída. A farinha subiu, o combustível subiu, a conta da EDM também aumentou, e nós não podemos continuar a vender no prejuízo”, afirmou Domingos Chilaúle, gerente da padaria “Doce Esperança”, no Bairro do Alto-Maé. E disse que o pão de 100 gramas, que, até hoje, custava 10,00 meticais, passa a ser vendido a 13,00 meticais.