Maputo (Canalmoz) – O presidente da Associação Moçambicana de Panificadores, Victor Miguel, disse que o preço do pão subiu há dois meses, sem qualquer anúncio oficial, para evitar convulsões sociais. O preço aumenta para valores de 12,00 a 15,00 meticais.
Em declarações ao “Canalmoz” na segunda-feira, Victor Miguel disse que a subida do preço do pão foi deliberadamente mantida em silêncio para evitar manifestações contra o custo de vida.
Segundo Victor Miguel, o aumento já ocorre desde Março, mas houve orientação do Governo para o tema não ser exposto na imprensa, para não agitar a população.
“Quando trouxermos isso à tona, as pessoas que têm possibilidade de comprar o pão não têm problemas, mas vamos agitar a população, enquanto o preço do pão subiu desde o mês de Março passado. As pessoas já estão a comprar pão com novos preços em diferentes padarias”, afirmou o presidente da Associação Moçambicana de Panificadores e acrescentou que os aumentos não ocorreram de forma uniforme. “Uns subiram logo no início do mês, e os outros subiram muito antes.”
Disse também que cada padaria decidiu aumentar os preços conforme a sua realidade operacional. E insiste que qualquer tentativa de tornar esse fenómeno público poderá levar a instabilidade social. “Sabe que o pão é como o transporte. Se eles fazem greve, ou não circulam, as pessoas sofrem.”
Victor Miguel afirmou que este silêncio é intencional e já é do conhecimento de alguns órgãos de comunicação social. “A imprensa já foi abordada várias vezes. As pessoas perceberam. Mesmo as televisões.”Ler mais na versão PDF, mediante subscrição.